28 de mar de 2009

A imprensa terrorista

***



O Brasil está se tornando um país peculiar.
.
Certos grupos empresariais da mídia estão usando o estilo Bin Laden. Destruição total.
.
A Folha de São Paulo é o exemplo vivo deste meio de ação devastador. Seus jornalistas (?) escrevem matérias com o nítido objetivo de provocar desabamento de reputações.
.
Vou citar nomes.
.
Sérgio Malbergier, o boçal.
Josias de Souza.
Kennedy Alencar.
Renata Lo Prete.
Vinicius Torres Freire.
E outros tantos, que seria monótono relacioná-los aqui.
.
Esta semana, dia 26/03, enviei e-mail ao Ombudsman da Folha, Carlos Eduardo Lins da Silva (ombudsman@uol.com.br), com o seguinte teor:
.
É estarrecedora a tendenciosidade do jornal onde o senhor trabalha!
Ler notícias relacionadas à Operação Castelo de Areia tornou-se exercício de pular obstáculo: é preciso muita atenção para não ser derrubado pela manipulação óbvia que a FSP pretende fazer com seus leitores.

.
No Painel, por exemplo, editado pela maliciosa Renata Lo Prete, não há sequer a menção aos partidos envolvidos na sujeira da Camargo Correa, PSDB e DEM. Apenas uma citação a FIESP.
Sobre o Partido dos Trabalhadores, despeja dúvidas. Fala, até, em telhado de vidro e de barbas de molho ...
.
O que vocês pretendem com isso? Desviar o foco?

.
Não sejam inocentes. Tratar seus leitores como asnos é o pior instrumento que esta empresa pode utilizar.
Asnos, são os editores desse folhetim marrom!

Até hoje não obtive resposta.
Nem tenho esperanças, pois tratando-se de uma empresa jornalística que apoiou a Ditabranda, nada mais óbvio que recorrer ao terrorismo.
.
Osama Bin Laden, pelo menos, é mais honesto, em matéria de assumir responsabilidades.

***

27 de mar de 2009

Castelos de Areia


No dia 15 de setembro do ano passado, às 12h54, Dárcio Brunato e Pietro Francisco Bianchi, diretores da empreiteira Camargo Correa, conversaram ao telefone:
.
Pietro: O Dárcio, escuta... aquele dinheiro que foi mandado pra Fiesp, como é que foi...foi lá pra Brasília?
.
Dárcio: Não...a Fiesp...o que era do Agripino (senador José Agripino Maia) foi pro partido... pra aquela informação que ele havia mandado...
.
Pietro: Peraí, peraí, peraí, peraí...eram 200 e 300, não é isso?
.
Dárcio: Então...o que era 300 foi do jeito que eles pediram.
.
Pietro: Quem pediu?
.
Dárcio: O e-mail que o senhor recebeu deles que era pro partido...
.
E continuam, mais àdiante:
.
Pietro: 200 que era do Flexa... (senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA))
.
Dárcio: Exato... aí foi 100 para o partido...
.
Pietro: Que partido?
.
Dárcio: O que ele havia sido solicitado inicialmente pro senhor...tem na relação...os outros 100...
.
Pietro: Quem tinha solicitado?
.
Dárcio: O Luiz Henrique (Luiz Henrique Bezerra, representante da Fiesp em Brasília) ...
.
Pietro: O Luiz Henrique... 100 pro partido?
.
Dárcio: Isso...
.
Pietro: Ã...e...
.
Dárcio: Os outros 100 ele dividiu em três partidos...PPS...PP (inaudível)
.
Pietro: PPS...PPT...
.
Dárcio: Não...é...PSB, PDT e PPS
.
Pietro: PT...PPS?
.
Dárcio: PPS...
.
Dárcio: Paulo, Paulo...
.
Pietro: Salvador...
.
Dárcio: Tá bom...
.
Pietro: Hein? Paulo, Paulo, Salv...PSB, Paulo, Salvador, Brasil e o outro é PT?
.
Dárcio: PP...
.
Parece muito clara a ação de financiamento ilegal de campanha.
A Construtora, envolvida na construção do Rodoanel e do metrô de São Paulo, doa dinheiro a partidos políticos através do Caixa 2.
.
Os partidos envolvidos, DEM, PSDB, PPS, entre outros, devem explicações imediatas sobre o assunto.
.
Quem também deve é a imprensa, que está empenhada em ligar o escândalo da Operação da PF, denominada Castelo de Areia, ao Partido dos Trabalhadores. A Folha chega ao cúmulo de, no Painel, editado pela jornalista(zinha) Renata Lo Prete, não mencionar uma única vez sequer o nome dos partidos envolvidos ... nem umazinha ... cita o PT três vezes.
.
Alguns deputados e senadores, como o senhor Agripino Maia, usam os holofotes da mídia para posar de Super Herói da moralidade brasileira.
..
A FIESP, organizadora do movimento cansei também está envolvida na malandragem ... Sr Paulo Skaf, quem diria, homem probo igualmente metido a Super Herói ...
.
Super Heróis? Só se for no banheiro da casa dele!
.
(diálogos retirados do site do Azenha, Vi o Mundo)
.
***

25 de mar de 2009

SANGUE DE JORNALISTA

***

Ricardo Noblat, ou melhor, Ricardo José Delgado, se diz vítima de perseguição de blogueiros; acusa-nos de destruir reputações!

Escreveu no Observatório da Imprensa, hospedade no IG - o portal sem caráter, artigo tentando explicar o inexplicável. O fez depois que a Folha de São Paulo e o Correio Braziliense denunciaram que ele é dono de um programa na Rádio Senado FM.

Nem quero entrar no mérito de ser ou não legal. O que basta para compreender as relações incestuosas da mídia com o poder está na cara de quem quiser ver.
Clique aqui para ler o que já escrevi sobre isso.

Não bastasse sua tentativa vã de tentar convencer a platéia de que é um amante da música, porisso seu interesse na rádio, despeja sob os blogs independentes sua fúria. Classifica este legítimo instrumento de informação com ofensas graves, do tipo ... Sangue na Blogsfera, um território sem lei.

Ou, posando de vítima, diz (...) Foi deflagrada uma campanha em parte da blogosfera com a intenção de me desqualificar.

Mas que papelão é esse, Sr Delgado.

Como pode alguém patrocinado pela Rede Globo, ousar falar em intenção de desqualificar?
Será que seus patrões, não os do Senado, me refiro aos Marinho, vão acudi-lo neste momento triste de sua vida profissional?

Receio que não ... essa parte da imprensa, a qual o senhor faz parte, a mais comprometida do planeta, é a primeira a pular fora quando a água começa a subir. Como fazem os ratos!

A verdade, prezado ex-jornalista-blogueiro-jazzeiro, é um bem que está disponível para todos, sem exceção ou preconceito. Esta parte podre da mídia, onde o senhor escreve, perdeu o controle sobre as mentes das pessoas.

Hoje, felizmente, temos meios de comunicação que nos permitem desmontar a farsa, o golpe e a mentira que parte da imprensa brasileira nos impunha.


Como eu POSTEI, lá no Observatório da Imprensa, a verdade não lhe pertence mais!


Corre sangue de jornalista na blogsfera; acuado, apavorado, sangra diante de quem já foi vítima desse jornalismo anão.
É bom ver esta cena.
É reconfortante.

***

24 de mar de 2009

O NOVA ORDEM SOCIAL

***

O Presidente Luis Inácio Lula da Silva implantou, desde sua posse, um novo sistema de proteção social revolucionário no Brasil. Com tal força, que até mesmo a oposição mais feroz curva-se diante de números incontestáveis.

A imprensa manipulada pela elite econômica arrisca, até, críticas a determinados programas, mas é inegável a amplitude social que o Partido dos Trabalhadores, e seus aliados, alcançou. A prova está nos índices de popularidade de Lula, estratosféricos, para desespero de grupos conservadores e reacionários que temem perder sua hegemonia política no Brasil.

Já perderam. Daqui para a frente, qualquer discurso político-eleitoral deverá, obrigatoriamente, incluir os programas criados por Lula, caso queiram ter alguma esperança de triunfo.

Alguns exemplos:

- cerca de 40 milhões de pessoas atendidas pelo Bolsa-Familia, com benefícios variáveis de acordo a cada região e característica familiar;

- 17,8 milhões recebem auxílio assistencial e previdenciário de até um salário mínimo;

- Reajuste real de mais de 45% sobre o salário mínimo desde a posse de Lula;

- Pronaf – programa de financiamento à agricultura já beneficiou mais de 1,5 milhão de pequenos produtores;

- ProUni – programa educacional que mantém mais de 310 mil jovens no ensino superior;

- Recorde histórico de ocupação formal, com carteira assinada;

- Menor nível de pobreza dos últimos 32 anos, desde o inicio do levantamento.

E há muito mais.

É de se esperar, entretanto, que a popularidade do Presidente da República oscile neste período de crise internacional. Alguns setores estão demitindo, e o reflexo da diminuição dos níveis de emprego formal afetam a imagem de Lula. Mas nada com que ele precise se preocupar. Sua trajetória política o coloca no topo do ranking dos melhores administradores que este país já viu, principalmente se comparado aos presidentes empossados depois da Ditadura Militar.

O que parece estranho é o discurso da oposição. Tucanos e Demos esperneiam diante de cada número favorável da economia, como se apostassem no fracasso do país. No fundo, é isso que pretendem os neoliberais do PSDB, apoiados pelos neoconservadores DEM, ex-PFL. Falta-lhes capacidade política, administrativa e, sobretudo, moral, já que durante anos administraram o Brasil e só foram capazes de produzir a enorme diferença social que o Presidente Luis Inácio está tentando diminuir, com sucesso.

Qualquer que seja o candidato nas eleições gerais de 2010, ou adota o discurso da manutenção da nova ordem social adquirida pelos brasileiros, ou pode preparar o choro da derrota.

O Brasil nunca mais será o mesmo!

***

17 de mar de 2009

As patas e os dois Paraguais



Num evento realizado na cidade de Recife - PE, dois candidatos do PSDB à presidência da República lançaram suas campanhas.
Aécio Neves (MG) e Coroné José Serra (SP) são os pretendentes assumidos desde agora.

Os discursos foram ao estilo palanque, segundo matéria publicada no Diário de Pernambuco. Entre a defesa da gestão tucana no período do nefasto FHC a ataques ao governo Lula, do PT, os presidenciáveis desenvolveram uma estranha teoria à respeito do momento por que passa o PSDB.

O Complexo da Pata.

Assim falou o Coroné Serra:
"Mesmo pondo ovos maiores e mais nutritivos do que a galinha, a pata não faz estardalhaço. A galinha põe um ovo menor e faz barulho".


Apesar de se acharem patos, os tucanos não conseguem alçar vôo rumo à presidência da República. Não desconfiam que suas posições neo-liberais, largamente utilizadas na gestão FHC, são repudiadas pela população de um modo geral. Amarram suas patas nos grandes centros urbanos do país, mas será nas regiões mais distantes do Sul/Sudeste que as eleições serão decididas.

Os investimentos sociais em áreas negligenciadas por presidentes anteriores, onde a carência absoluta é imensa, é o alvo do governo do Partido dos Trabalhadores e a razão da enorme popularidade de Luis Inácio Lula da Silva.

Enquanto isso, no estado mais rico do Brasil, São Paulo, administrado pelo Coroné Zé Serra, recursos são mal investidos pelo pato-tucano.

O exemplo está num livro de Geografia, para alunos da sexta série, distribuído nas escolas Estaduais. O mapa da América do Sul inclui duas vezes o Paraguai, segundo a Folha Online.

(O mapa ao lado mostra a divisão geopolítica correta da região.)

A Secretaria de Educação já descobriu o erro e teria publicado uma errata em seu site, mas só para professores, com acesso por senha.

Um professor de São José do Rio Preto disse que identificou a falha no mapa em sala de aula. O erro foi motivo de piada entre os alunos. Segundo ele, há erros em quase todos os cadernos, mas, geralmente, são de grafia, não de informação. Cingapura, por exemplo, foi grafado com "s". Mas o erro do mapa, diz, "é gravíssimo", diz a matéria da Folha.

Esta é a gestão tucana. Prover os alunos da rede pública de informações incorretas - e culpar a gráfica pelo erro.

Julgam-se mais preparados que o atual presidente a ponto de criticar, como fez o Vice-Coroné Tasso Jereissati (CE), a cirurgia plástica da Ministra Dilma Rousseff. Ou como o presidente da sigla, Senador Sérgio Guerra, ao acusar o PT de não construir casas populares.

As patas, ao botarem seus ovos, preservam, através do instinto, sua espécie.
Os tucanos-candidatos, ao contrário, pensam apenas na sobrevivência política individual de suas lideranças e não se importam com as necessidades mais urgentes do Brasil.
Acham essa história de política social um tédio!

Que vão botar seus ovos lá no Paraguai, então!


***

10 de mar de 2009

As projeções do FMI

***

O Fundo Monetário Internacional acaba de divulgar em seu site as estimativas econômicas para o ano de 2009. Segundo o organismo, o crescimento mundial não irá ultrapassar 0,5% - menor taxa desde a segunda Guerra Mundial.

Veja gráfico abaixo, disponibilizado pelo FMI até 2010.
Crescimento em percentual

Para análise apenas da projeção de 2009, vemos que a linha laranja (3,3%) representa o crescimento dos países emergentes (Brasil incluído); a azul (0,5%), crescimento médio mundial, e a vermelha (-2,0%), as economias ricas (EUA, Zona do Euro e Japão).

Para os Estados Unidos, o Fundo projeta crescimento negativo em 2009 (-1,6%), e para a Zona do Euro, idem (-2,0%). Para o japão, é ainda pior (-2,6%).

As previsões para o Brasil são de crescimento positivo (+1,8%), para a China, idem (+6,7%) e para Índia, também (5,1%). A Russia, segundo o FMI, perderia -0,7%.

Entretanto, dois fatores nos levam a não acreditar nas previsões do FMI:
1. Falta de credibilidade;
2. Falta de credibilidade!

É óbvio que, se seus técnicos fossem tão bem informados e, sobretudo, bem intencionados, teriam feito previsões para a crise que surgiu sob suas barbas. Nos Estados Unidos, sede do Fundo, de onde surgiu a catástrofe econômica que atingiu o mundo todo.

No caso do Brasil, especificamente, o cenário parece ser bem diferente das projeções oficiais do FMI.
O mercado futuro hoje, dia 10/03/2009, projetou dois dados importantes para o final do ano.
A taxa SELIC - determinada pelo Comitê de Politica Monetária, para Dezembro/2009, ficou em 9,75. Ou seja, o mercado projeta que esta será a taxa de juros brasileira no fim do ano.

Outro dado interessante, é o dolar futuro, com projeção de encerrar o ano em R$ 2,45.

Agora, analisando o gráfico abaixo, da variação dos preços de Commodities:
Variação dos preços das commodities até 2014


É clara a queda em 2009 dos preços dos produtos básicos/matérias-primas utilizados pelas indústrias.

Então, diante do quadro exposto, este blog tem a seguinte opinião:
..
- Barack Obama empossado, no auge de sua popularidade, aprovando todos os pacotes anti-crise no Congresso;
- Países da Zona do Euro (principalmente Reino Unido) implantando que chamei de Capitalismo Flex;
- Relação Real/Dolar mantida estável e elevada; preços de commodities em queda; tendência de queda na taxa de juros promovida pelo Banco Central;
.
É de esperar que a taxa de crescimento do Brasil, com as medidas implementadas pela equipe econômica do Presidente Lula, feche o ano ao redor de 3,0%.
.
Vou repetir: três por cento de crescimento do PIB.
.
Como já disse em outras postagens, o Brasil crescerá mais que o mundo e, proporcionalmente, mais que China e India, pela simples razão de estarmos buscando o desenvolvimento dentro de nosso país, elevando a situação econômica de milhões de brasileiros através da geração de emprego e renda e, sobretudo, da distribuição honesta de nossas riquezas.
.
Quem quiser, pode me cobrar lá no final do ano.
.
***

4 de mar de 2009

Ofensa à liberdade

***

Foi tirado do ar, por ordem da justiça, o blog FLIT PARALISANTE (blogspot), do Delegado de Polícia Civil de São Vicente/SP, Dr. Roberto Conde Guerra.

Um oficio judicial, com o nome do Governador-Coroné José Serra, em seguimento ao inquérito assinado pelo delegado José Mariano de Araújo Filho, da Delegacia de Crimes em Meios Eletrônicos, pede dados cadastrais do autor do blog e endereços virtuais (IPs) utilizados por Dr. Guerra para a publicação.

Segundo a FOLHA ON LINE:

“Quando apagaram o blog, deram a entender que eu era anônimo. Nunca escrevi escondendo minha identidade. Nada ali afeta a idoneidade do governador”, disse o delegado Guerra.

“[A retirada do blog] foi uma medida cautelar, pois se trata de um funcionário público, e o site foi usado como veículo de difusão de calúnia, injúria e difamação”, alega Araújo Filho. A medida cautelar é um ato preventivo, que é deferida pelo juiz quando há a comprovação de lesão de qualquer natureza ou motivo justo. Ela pode ser autorizada pelo juiz sem que a outra parte tome conhecimento. Também é provisória, ou seja, há um prazo para que o autor mova a ação principal.”

É sabido que o delegado Roberto Conde Guerra escreve textos referentes à insatisfação da polícia civil do Estado de São Paulo; manifestou-se contra o Governador-Coroné no episódio do confronto das polícias civil e militar, em 2008.
Teve este mesmo blog tirado do ar em Outubro/2008 por razões até hoje não explicadas.

Ninguém mais pode falar do Coroné Serra.
Ele deve estar se considerando presidente-eleito do Brasil, e esqueceu de avisar.
Depois, quando este blog diz que o Neo-Coronelismo se instalou no país, alguém vai achar que estou exagerando.

Fica esta mensagem de solidariedade ao Dr. Guerra pelo trabalho que vem desenvolvendo na blogsfera.
Sem dúvida, é um homem de coragem, pois mantém outro FLIT PARALISANTE no ar, agora do wordpress.

Clique aqui para acessá-lo.
Vai encontrar mensagem do delegado para o Governador-Coroné:

"Bem feito para o meu governador. Elitista - ele e o meu grande ídolo Secretário da Casa Civil - se não descer do trono e governar para todos…PERDERÁ FEIO UMA VEZ MAIS A PRESIDÊNCIA.SE É QUE AINDA TEM CHANCE."

***