27 de jan de 2010

O HAITI É NA SUIÇA.

***
O HAITI É NA SUIÇA

Mais especificamente, em Davos. Lá, reunem-se chefes de Estado para tratar de suas riquezas no Fórum Econômico Mundial.
O lugarejo é simpático e o luxo é gritante. Todos os anos o Fórum discute assuntos da mais alta relevância para as finanças dos países; são discursos emocionantes e promessas de um mundo melhor.
Mas, no Fórum que começa esta semana, Davos terá a cara do Haiti.
A destruição e a miséria estará presente no rosto de cada chefe de Estado, de cada membro das delegações, de cada sujeito que caminhar pelos salões onde se realiza o encontro.


Mutilado caminha entre escombros em Porto Principe

Porque a desgraça que se abateu sobre a população do Haiti, de Porto Príncipe, é consequência do descaso das "autoridades" politicas do mundo rico; dos Presidentes e Primeiros Ministros das nações que ostentam seu desenvolvimento econômico.

Porque terremotos acontecem, inclusive, nos países ricos.

Porque o povo haitiano está sofrendo além do necessário pela tragédia. Falta água, comida, infraestrutura, transportes, energia, forças de resgate, equipamentos ... tudo!

Teriam, estes nobres senhores que se reúnem no Fórum, olhado com mais cuidado para a pequena ilha do Caribe e veriam que existem seres humanos miseráveis que precisam de ajuda.

Quando o assunto foi "crise mundial", os cofres se abriram para derramar bilhões de dólares e euros. Para minorar o sofrimento de um povo, esperaram ocorrer o colapso para soltar algumas migalhas ...

Como prometeu o Presidente Lula - fará um discurso no Fórum na ocasião do recebimento do prêmio "Estadista Global" - , jogará "na cara" dos ricos a tragédia no Haiti.

É o que eles merecem. Levar a culpa pelas dezenas de milhares de mortos.

Quero que percam suas noites de sono!

***

22 de jan de 2010

BABACAS E JAGUNÇOS

***

Porque o espanto? Todo Coroné que se preze tem jagunço. Não seria diferente no caso de Serra.

O neocoronelismo paulista usou, desta vez, o presidente do partido do Coroné Zé Serra para preparar a emboscada. Nas páginas da Veja, Sérgio Guerra destilou suas “verdades” como um profeta de botequim: vai ganhar as eleições e acabar com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Disse, também, que a ministra Dilma é mentirosa.

O PT reagiu na voz de Ricardo Berzoini e José Eduardo Dutra (presidente e presidente eleito do partido): O candidato do PSDB é hipócrita e usa o presidente de seu partido como jagunço.

Todo mundo sabe que as ações de um partido politico se baseiam na percepção do eleitor, principalmente à véspera do pleito, como é o caso agora.

Esta percepção é medida através de pesquisas encomendadas pelos partidos politicos, que definem suas estratégias de acordo à manifestação do eleitor. Estas pesquisas não são divulgadas; servem de linha mestra ao marketing politico. O mesmo acontece quando uma empresa pretende lançar um produto ou uma marca e precisa saber qual será o comportamento do consumidor.

O fato é muito claro: o partido do Coroné Zé Serra sabe que o nome da ministra Dilma Rousseff está em crescimento graças ao apoio do Presidente Lula, que a leva em sua companhia nas viagens pelo Brasil. Aos poucos, de forma consistente, o nome Dilma está tomando corpo e as intenções de voto no Partido dos Trabalhadores está se solidificando.

A continuar neste ritmo, Dilma vence no primeiro turno. É tudo o que o Coroné não quer. Porisso, armou barraco e pretende descer o nivel para tentar tirar algum proveito.

O Presidente Lula, ao qualificar Sérgio Guerra de “babaca”, acertou na mosca: o comportamento de Guerra, o jagunço, é demasiadamente tolo. Este é o pior caminho para tentar reverter uma situação politica.

Melhor seria, para o Coroné, construir sua candidatura com um programa de governo atrativo ao eleitor, aos brasileiros, que, pela primeira vez na história, passaram a usufruir do crescimento econômico, com direito crescente e absoluto à cidadania.

Não é o que fará a direita, que vê a repartição da riqueza entre todos os brasileiros como algo negativo; sempre se fartou da ignorância e da miséria para aumentar suas fortunas pessoais em detrimento do trabalhador que constrói esta nação.

Não é o que fará a direita, que não sabe dirigir sem explorar; não quer dividir seu espaço com gente pobre e pretende mantê-los sob rígido controle, como fazia o “bom e velho” coronelismo nordestino, agora travestido de moderno e intelectual, circulando nas ruas da Vila Madalena, em São Paulo.

Felizmente, o brasileiro evoluiu. No nordeste os Coronéis caíram aos pouco e os que ainda sobrevivem têm os dias contados.

Para o brasileiro, em geral, direita ou esquerda não faz muito sentido. Emprego erenda, faz. Saúde, Educação e Lazer, também. Lula fez crescer este país num modelo oposto aos neocons. Fez crescer a participação das pessoas, retirando da miséria vários milhões de seres marginalizados, oferecendo, dentro das regras do capitalismo, oportunidade de trabalho aos esquecidos.

Deve ser por esta razão que Dilma Rousseff está crescendo nas pesquisas de opinião. Deve ser pelo apoio explícito de Lula a Dilma que a previsão de eleição no primeiro turno assusta tanto os tucanos.

Sérgio Guerra, além de babaca, mostra-se incapaz de oferecer uma alternativa melhor. Azar o dele. Azar do Coroné.

***

14 de jan de 2010

QUEM É CONTRA A VERDADE.

***
OU QUEM É À FAVOR DA MENTIRA
Centenas de entidades representativas da sociedade civil manifestaram apoio ao Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3. A midia não repercutiu.
Importantes setores se posicionaram contra a "forte reação contrária de setores conservadores da sociedade brasileira", denunciando aqueles que mentem com o único objetivo de desestabilizar o governo do PT e sua provável candidata à sucessão deste ano.
Uma ala conservadora da Igreja Católica, aliada a alguns militares e ruralistas, apoiados por uma midia comprometida até o pescoço com interesses inconfessos, está promovendo um verdadeiro terrorismo contra o povo brasileiro.
Os panacas de sempre, Casoy, Bonner, Neumane, Reinaldinho Azevedo, entre outros, embarcaram na onda sem nem ao menos dar ouvidos a algumas das mais respeitadas Organizações Civis, como estas abaixo:

O SANDÁLIAS DO PIRATA reproduz nota emitida pelo Sindicato dos Jornalistas de SP em apoio ao PNDH-3:

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de SP, seguindo sua tradição histórica de defesa da democracia e dos direitos humanos, apóia de maneira integral o PNDH-3 e a instituição da Comissão Nacional da Verdade, que tem como objetivo apurar casos de violação dos direitos humanos durante a ditadura e de punir os possíveis responsáveis.

A diretoria do Sindicato entende que assassinatos, desaparecimento de pessoas e torturas ocorridas na ditadura são crimes de lesa humanidade e, portanto, imprescritíveis. (...) O Sindicato também vem a público manifestar sua solidariedade ao ministro da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vanucchi, que com competência e valentia tem se colocado à frente deste grande desafio, enfrentando resistência daqueles que não querem que seja elucidada esta parte da história que não pode ser esquecida. (...)"

Se você, leitor deste blog, tem alguma dúvida à respeito das diretrizes do PNDH-3, recomendo a leitura integral do programa clicando na imagem abaixo (link em .pdf):

Para acessar as ONGs listadas acima:

MOVIMENTO NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DE SP

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS

ASSOCIAÇÃO DE JUIZES PARA A DEMOCRACIA

Fonte desta postagem: Agência Brasil.

Agora, fica muito mais fácil saber quem é contra a verdade.

***

11 de jan de 2010

MATERIAL DE CAMPANHA PARA TUCANO.

***
COMEÇOU A PANFLETAGEM TUCANA:


HERANÇA MALDITA É PURA BOBAGEM
A disseminação do pensamento do professor Cláudio Salm à respeito da continuidade das politicas de FHC, na gestão Lula, servirá como material de campanha no horário eleitoral gratuito da coalizão PSDB+PFL.

O artigo insiste que não houve mudança. Nem de forma nem de conteúdo. Em outras palavras, o economista Cláudio Salm pretende nos fazer acreditar que a sensível melhora do país, evidenciada pelos índices de popularidade do presidente Lula, teria sido a mesma caso o Coroné tucano Zé Serra tivesse vencido em 2002.
Na semana passada o jornalista Elio Gaspari comentou os dados apresentados por Salm. Hoje, dia 11/01, a Folha volta ao assunto em entrevista de Márcio Aith com destaque de capa.
Se isso não for tentativa de produzir material de campanha, é um surto psicótico do economista.
Experiente, pinçou a dedo alguns índices de FHC e Lula e os comparou. Para não ficar muito descarado, fala de números ruins de ambos os períodos, mas enfatiza que a era do nefasto FHC foi tão - ou mais - próspera quanto a era Lula.
Como tucano quase assumido, ressalta o momento de crescimento mundial que Lula teve "sorte" de apanhar. Diz que FHC teria feito o Brasil crescer nos mesmos moldes se estivesse governando. Mas esquece de alguns números, aqueles que importam realmente à grande massa do povo brasileiro, que é a distribuição de renda.
Não pretendo, neste espaço, contrapor os argumentos de Salm. Mesmo porquê já tenho opinião formada à respeito e comentei em outras postagens.
O que pretendo, é desmontar os argumentos do professor Cláudio Salm através de uma de suas respostas à entrevista da Folha. No final, o jornalista pergunta:
FOLHA - O senhor é filiado a algum partido? É tucano.
SALM - Nem tucano nem filiado a partido politico. Votei no José Serra para presidente em 2002 e colaborei na campanha dele, mas não fiquei triste com a vitória de Lula.
Ah, que bom ... ficou contentinho, foi?
***

7 de jan de 2010

Garis: Recusamos as desculpas de Casoy.

***

O SIEMACO - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo - emitiu nota de repúdio à manifestação do apresentador Boris Casoy no último dia 31 de Dezembro.

Clique aqui para ler postagem deste blog. Boris Casoy: você é um lixo.

Clique aqui para ir ao site do SIEMACO e ler a nota de repúdio na íntegra.

Ainda, enviaram carta ao próprio Boris Casoy, na Rede Bandeirantes de Televisão, recusando o pedido de desculpas excessivamente formal do apresentador.

A imagem acima é reprodução da carta, assinada pelo gari Elmo Nicácio, diretor do Sindicato, protocolada no primeiro dia útil do ano.

O SIEMACO afirma ter entrado na justiça com três ações - duas cíveis e uma criminal - contra Boris Casoy, visando obter indenização para os profissionais mostrados na exibição da peça publicitária que motivou o ataque preconceituoso de Casoy, os garis Francisco Gabriel da Silva e José Domingos de Melo.

Parabéns ao SIEMACO pela atitude.

Este blog também enviou manifestação de repúdio à TV Bandeirantes, por email, pedindo a demissão sumária do cretino. Hoje recebemos retorno da TV Bandeirantes comunicando que "... (sua) manifestação foi tabulada e enviada aos diretores do referido programa."

A imprensa costuma reclamar da demora na solução de problemas quando é assunto público. Vejamos agora, quando é assunto deles, se serão mais ágeis. Ou hábeis!

***

6 de jan de 2010

Folha de SP mente mais uma vez.

***

Mais uma mentira da Folha de São Paulo.
O propósito, claro, é atacar o Presidente Luis Inácio.
Eliane Catanhede (cusp ... cusp ...) publicou ontem que o Comando da Aeronáutica entregou ao Ministro da Defesa Nelson Jobim relatório indicando o caça Gripen NG, da SAAB sueca, como o melhor avaliado, tecnicamente, pela FAB.
Ontem mesmo, em nota de esclarecimento, a Força Aérea Brasileira informa não ter enviado nada. Clique na reproduçao acima para ir direto ao site do Ministério da Defesa.
Dona Eliane, mentir é coisa feia. Sua mamãe nunca te ensinou?
***

5 de jan de 2010

O SUICIDIO DA MIDIA TRADICIONAL

***
O FIM DO CONTROLE DA VERDADE.

A revista Carta Capital publicou matéria intitulada “Luta na Idade Médiapara tratar do assunto COMUNICAÇÃO NO BRASIL. Segundo o autor, Luiz Antonio Magalhães, companhias de telefonia estão prontas a entrar em operação no Brasil com TVs a cabo, pagas, utilizando suas estruturas já montadas para levar conteúdo a seus clientes.


Isto já era previsto com o uso comercial da fibra ótica. Nenhuma novidade. A tramitação do Projeto de Lei - PL29 está hoje na Câmara dos Deputados, e prepara o marco regulatório dos setores de telecomunicação, produção audiovisual e TV paga. Deverá ir ao Senado ainda em 2010. Será a “autorização” para o início da ampliação do setor.

O fato interessante é que as grandes corporações midiáticas hoje existentes no Brasil – Rede Globo, Folha de SP, Estadão, Veja, etc – tornam-se empresas minúsculas diante do poder econômico das companhias de telefonia instaladas no país.

Vejamos:

A Globo fatura anualmente algo em torno de 7 bilhões de Reais. Terá que concorrer com a Telefônica, empresa espanhola que fatura mais de 50 bilhões de Euros ao ano!! Além desta, outras operadoras de telefonia poderão incendiar ainda mais o mercado, como a Vivo (participação portuguesa e espanhola), a Claro e a Embratel (controladas pela gigante Telmex mexicana ), a TIM italiana e a Vivendi francesa, quando selar acordo com a GVT.

Não bastasse a concorrência com gente de fora, importantes Igrejas estão entrando no ramo de comunicações, como a Universal, por exemplo, que detém o controle da TV Record e três jornais impressos – O Correio do Povo, a Folha Universal e o Hoje em Dia – com tiragem superior a 2,5 milhões de exemplares.

Além da Universal, outras igrejas com alto poder de faturamento através dos dízimos dos fiéis se arriscam a criar seus impérios comunicativos, como, por exemplo, a Renascer.

Até pouco tempo atrás, os grandes coronéis brasileiros eram proprietários da única verdade de sua região: eram os donos das rádios e TVs locais. Ainda são. Há pouquissimo tempo atrás, a elite paulistana se acreditava “formadora de opinião” e, através de seus representantes tucanos mais ilustres controlava – e ainda controla – a verdade através da influência junto aos editores-chefe de jornais e telejornais.

Essa gente, reunida em rega-bofes de primeira qualidade, costumava reclamar que os carros produzidos no Brasil eram carroças e que não tinhamos telefone celular; o custo de uma viagem a Miami era absurdo e comprar um vinho francês era tarefa dificil fora dos Free Shops.

Resmungavam – e lembro perfeitamente do Jornal Nacional insistir na abertura econômica do país, criticando a República do pão-de-queijo do Presidente Itamar Franco que trouxe de volta o bom e velho fusca da VW – pelo direito de poder fazer parte do mundo civilizado e ter acesso fácil à fartura que o capitalismo oferece. Ainda tinham controle sobre as mentes do povo brasileiro e elegeram o supra sumo da elegância européia, o nefasto FHC, Presidente do Brasil. Fizeram dele o “dono” do Plano Real e venceram o operário analfabeto com facilidade.

Então veio a globalização e a elite brasileira se regozijou nas delicias dos ProSecco italianos, nos celulares com flip, nas bolsas Louis Vuitton e nas excursões a Budapeste e Praga com direito a parada rápida em Amsterdam para visita ao Museu Vincent van Gogh. Maravilha!

Abriram as portas do Brasil, definitavemente, ao privatizar, sem dó, quase todo o setor de comunicações brasileiro, incentivados e aplaudidos pelos Marinho, Civita, Mesquita e Frias, para citar os mais influentes.

Aí começou o suicidio.

Diante de um mercado extraordinário e praticamente inexplorado, as empresas estrangeiras investiram pesado no Brasil. Os cadastros de clientes destas operadoras de celular, e os cadastros de clientes de cartão de crédito, permitem a estes grupos multinacionais rastrear a vida financeira de cada um de nós. Se viaja, onde vai, com quem fala, quanto gasta, quais hotéis e restaurantes costuma frequentar ... passaram a ter o controle da verdade .

Os grandes coronéis caíram. As audiências das Tvs abertas despencam, assim como a tiragem dos jornalões. A credibilidade de certos jornalistas está indo para o ralo junto com a de seus patrões ; os âncoras das TVs fazem cara feia, dizem bobagens em off e se tornaram repetidores de teleprompters.

Amarraram a corda no pescoço ao insistirem na globalização e, agora, diante da queda iminente de seus impérios, não tem mais para onde correr. O poder de controlar a verdade está perto do fim, e eles já sabem disso.

A nós, blogueiros independentes, que não recebemos verbas públicas ou privadas para escrever, resta o ato de chutar o banquinho para ver pender o corpo da imprensa mais comprometida do planeta sem vida.

A verdade mudará de dono, e é a chance que temos de tomá-la das mãos covardes dos neoconservadores que nos dominam há séculos.

A VERDADE poderá ser de todos nós, com liberdade, respeito e, sobretudo, democracia.

***

3 de jan de 2010

Boris Casoy: você é um lixo!

***
A VERDADEIRA CARA DA MIDIA.
Vazou, durante a apresentação de mensagem de fim de ano, na Band, o comentário do âncora Boris Casoy, no último dia do ano de 2009.
A cena mostrava garis desejando paz, saúde e trabalho em 2010, felizes, sorridentes.
Então ouve-se a voz do Casoy, ao fundo, comentando as imagens, sem saber que seu microfone estava aberto. Clique aqui - ou na imagem abaixo - para ver e ouvir o video do youtube.
Diz com todas as letras:
"...que merda ...dois lixeiros desejando felicidades ...do alto de suas vassouras..."
"...dois lixeiros ...o mais baixo da escala do trabalho..."
Que vergonha, seu Boris ...

Logo você.

Judeu, homossexual, deficiente físico e idoso.

Características que se costuma discriminar em sociedades atrasadas. Deixa escapar, sem saber que estava no ar, uma frase ridícula, preconceituosa e ofensiva contra os garis, que limpam a sujeira que você produz!

Gente como Casoy, que pretende que existam classes diferentes de pessoas, mostra a verdadeira face diante de telespectadores da Band. A verdadeira midia corporativa está exposta; declara suas "verdades" como quando apresenta o telejornal.

O atraso intelectual foi exibido. De nada adianta pedir "profundas desculpas", como fez no dia seguinte. A Band deveria despedir sumariamente o âncora, sob pena de ser considerada tão preconceituosa como ele.

Por mim, amarraria uma âncora em seu pescoço e o deixaria afundar num mar de lixo, onde é seu verdadeiro lugar!

***

A todos os que seguem este blog, o SANDALIAS DO PIRATA deseja um 2010 repleto de paz, saúde e trabalho!

***