30 de jun de 2010

AMADORES!

***
UM INDIO SERÁ O VICE DE SERRA.

A oposição não sabe o que é politica.
Brinca de fazer campanha.

Ontem, o candidato Serra tinha escolhido um senador de seu partido para ser seu candidato a Vice-Presidente. Hoje, já mudou.

Ontem, Álvaro Dias do Paraná estava todo falante; disse que a aliança com o DEM estava firme e que ele era o vice na chapa puro-sangue. Hoje, já mudou.

Ontem, a direção do DEM mandou vários recados para os tucanos: só aceitariam a chapa puro sangue se fosse Aécio Neves. Caso contrário, tinha que ser gente do DEM. O PSDB bateu pé. Hoje, já mudou.

A direita é amadora neste país. Acho que eles pensam que podem fazer e desfazer quando quiserem que a midia vai encobrir tudo. Não vai.

Foi só o DEM peitar o PSDB que abriram o bico. Ameaçaram romper a aliança e os tucanos se apavoraram, morreram de medo de perder os minutinhos preciosos da TV.

O indicado para a Vice-Presidência na chapa da oposição é o Cacique Raoni. Figura conhecida. Indicado pelo ex-prefeito do Rio, César Maia, ocupou cargos na administração municipal quando Maia era prefeito.

(O engraçado é que César Maia me disse, por email, não ter escolhido o Cacique Raoni, que estava na Pavuna durante a reunião para escolha do vice, e que não foi ele quem sugeriu o nome, apenas concordou. Tá brincando, ex-prefeito?)

***

Peço desculpas pela falha deste blog. Por seu caráter AMADOR, o SANDÁLIAS DO PIRATA cometeu um erro ao identificar o Indio do DEM.

O escolhido não é o Cacique Raoni, como informado acima. O candidato a vice na chapa da direita chama-se INDIO DA COSTA. Não temos imagens do rapaz, mas dizem que é bem jovem e ligado a questões ambientais, como todo indio que se preze.
***

28 de jun de 2010

DILMA ROUSSEFF NO RODA VIVA.

***
Quem disse que ela é ruim de debate?

No programa Roda Viva da TV Cultura de São Paulo de hoje, a candidata a Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, foi entrevistada por uma penca de jornalistas representantes da direita.

A entrevista foi transmitida ao vivo pela internet.

Ela deu um baile!

Desde a postura, ao modo de olhar para cada um que lhe dirigiu perguntas; um tom de voz sereno e sem irritação, apesar da tentativa de algumas perguntas tendenciosas.

Não deixou pergunta sem resposta. Nenhuma. Suas argumentações foram feitas de maneira segura e firme, próprios de sua personalidade.

Até quando respondeu ao jornalista da Folha sobre o "dossiê" que o jornal tenta colar em Dilma. Ela olhou fixamente nos olhos do garoto - que deve ter tremido nas calças - e afirmou, categoricamente, que nunca viu os papéis do tal dossiê, e que sua equipe de campanha nunca produziu nada do gênero.

Dilma foi correta em tudo. Deu, até, mostras de bom humor soltando um riso ao ver, no monitor à sua frente, a charge que Paulo Caruso fez dela, caminhando sobre a careca de José Serra, com um balão onde Serra dizia não ter vice. Dilma disse ter achado bonitinha sua caricatura. Foi o suficiente para levarem ao ar, novamente, o desenho feito pelo cartunista com a menção à falta de vice de Serra e provocar o riso dos presentes no estúdio.

Enfim. Quem puder assistir, assista ao programa gravado esta noite, na TV Cultura, às 22h00.

Parabéns, PRESIDENTA DILMA por sua entrevista impecável!

***

27 de jun de 2010

A BATATA OPOSIÇÃO.

***
A batata de José Serra está assando.

Já vinham arrastando a escolha do candidato a vice desde a prisão do Governador do Distrito Federal, JR Arruda, que era o preferido. Esperavam que o foco da campanha se distraisse com a Copa do Mundo de Futebol para anunciar outro vice, mas não tinham nomes.

Pretendiam que fosse Aécio Neves, mas ele recusou. Pior, demorou para confirmar sua recusa.

Os DEM mostraram os dentes e disseram que, se não fosse Aécio, o vice seria deles. Disseram que tinham um nome, um bom nome. Nunca nenhum tucano desmentiu.

Via imprensa, a direita esboçou alguns nomes do DEM para ver a aceitação. Agripino Maia, Kátia Abreu, José Carlos Aleluia e, até Valéria Pires, esposa do deputado Vic Pires. Serra fez cara feia para todos.

Então, foi divulgada a pesquisa CNI/IBOPE colocando Serra 5 pontos atrás de Dilma. Foi o pânico. Correria na administração da campanha tucana para ver se tiravam algum coelho da cartola. Mas, quem?

Quinta-feira passada, foi ao ar o programa do PTB de Roberto Jefferson, o deputado cassado pelo Congresso por não ter provado o "mensalão". Bob Jeff, como é conhecido, articulou o apoio de seu partido à chapa da direita e pretendia - e ainda pretende - tirar o espaço do DEM para se tornar mais próximo do PSDB. No programa de TV, foi mostrado o apoio formal ao candidato Serra e, logo em seguida, via twitter, Bob anunciou que o vice da chapa era o senador Álvaro Dias. O senador do botox.

Mais pânico. E mais correria. desta vez, na casa do DEM.

Rodrigo Maia, o presidente, disse publicamente que não concordava com a chapa puro sangue. Ronaldo Caiado fez cara feia e soltou os cachorros na turma tucana:  "Eu não ganho votos apoiando Serra, eu trago votos para ele!", disse em entrevista.

Bornhausen, César Maia e Demóstenes Torres, lideranças fortes do DEM, botaram a boca no trombone. Defendem o rompimento da aliança da direita.

O fato que o comando de campanha tucano, e o próprio candidato, ainda não se deram conta, é que a estrutura do DEM espalhada pelo interior do país é muito importante para vencer uma eleição.

Com centenas de prefeitos em pequenas cidades, o DEM pode proporcionar algum conforto ao candidato Serra, alguns palanques importantes e comicios Brasil àfora. Mas sem vice, nada feito.

Tanto, que alguns DEMs já ameaçam aderir à campanha de Dilma Rousseff. Acreditam, como acreditam as lideranças nacionais do DEM, que o PSDB está abusando demais da paciência deles.

Serra não disse nada. Álvaro Dias posou de bom menino; adoraria ser vice mas não tem coragem de peitar seus aliados. FHC, o nefasto, se mandou para Paris. Alckmin finge que não é tucano. Aécio deve estar rolando de rir.

Acenderam o forno e colocaram uma batata dentro.
A batata chama-se José Serra.

***

23 de jun de 2010

A FARSA DO IBOPE.

***
Cuidado antes de comemorar a última pesquisa Ibope de intenção de voto para Presidente da República divulgada hoje. É mais uma mentira, a continuação da farsa do instituto de pesquisas da Globo.

Não parece real o dado apresentado, colocando Dilma com 40% e Serra com 35%. O cheiro é ruim.

A campanha da imprensa corporativa contra a candidata de Lula é evidente; salta aos olhos a maneira pejorativa como ela é tratada nas manchetes dos jornais. Tanto Ibope quanto Datafolha, eximios  manipuladores de números, pretendem jogar uma cortina de fumaça sobre o eleitor.

Digo isso porque tive a informação de que o Instituto Vox Populi tem números diferentes. Neles, a candidata do PT está com 12 pontos de vantagem sobre o tucano, e não apenas 5, como quer a midia mais comprometida do planeta.

Um dado do Ibope é bastante revelador. Subiu de 58 para 73% o indice de pessoas que dizem saber que Dilma é a candidata de Lula. Isso representa crescimento de 25%. Qual o motivo, se Dilma se ausentou do país onde só se fala de futebol; nem Lula aparece mais ao lado dela?

Se antes os especialistas diziam que o crescimento de Dilma estava associado a sua maior exposição na TV, agora ocorreu exatamente o inverso. Foi Serra quem apareceu em três programas de partidos - PSDB, DEM e PPS. Mesmo assim, caiu. E sua rejeição, cresceu!

O que está ocorrendo é um acerto de gráfico. Ou seja, quando começar o horário eleitoral na TV, em 17 de agosto, os dados de todos os institutos de pesquisa passarão a ser usados na propaganda partidária e, caso as distorções sejam gritantes, como estavam sendo, o público passará a desconfiar.

Podem aguardar para breve o Datafolha colocar Dilma na frente de Serra. É, também, um instituto que precisa "corrigir" seu gráfico e ajustá-lo para mais perto da verdade.

O fato claro, nesta altura, em plena Copa do Mundo de Futebol, é que Dilma está se consolidando com muita competência na liderança da corrida ao Planalto. Competência dela, de sua equipe de marketing - que quase nem começou a agir - e do fato de ser cada vez mais conhecida e reconhecida como candidata de Lula. O rumo está correto. E a falta de rumo da oposição é evidente.

Um cacique do DEM com bastante influência, gosta de comparar as eleições da América Latina e concluiu, recentemente, em seu blog, que a derrota da esquerda no Chile e na Colômbia demonstram a mudança de comportamento do povo latinoamericano. É um erro. Naqueles paises, os candidatos vitoriosos apresentaram propostas consistentes para derrotar a esquerda. No Brasil, a oposição está sem saber o que falar. Sem saber a quem falar. Sem saber a quem pedir ajuda. Sem saber nem quem será seu vice!

***

É preciso esclarecer um ponto muito importante, à respeito do que está ocorrendo na blogsfera.

Alguns colegas blogueiros andaram sendo ameaçados pela justiça, todos de blogs progressistas, de esquerda, apoiadores de Dilma Rousseff. Alguns jornalistas da imprensa de direita, tipo Reinaldo Azevedo, Noblat, Augusto Nunes, etc., soltaram notas acusando os blogueiros de esquerda de estarem recebendo dinheiro para escrever ou, ainda pior, estarem numa fila para passarem a receber em troca do que escrevem.

Este blog, que se considera progressista é totalmente independente e não recebe, sequer, dinheiro de propaganda legal que poderia estar sendo feita neste espaço.

O que a direita precisa compreender, de uma vez por todas, é que a esquerda está habituada a trabalhar por seus ideais, no Brasil. De graça, pelo simples prazer de construir um futuro melhor daquele que tivemos até agora.

Lembro, como se fosse hoje, que, na primeira campanha eleitoral pós-ditadura, este blogueiro saia de casa às 4 horas da manhã para ir às portas de fábrica em São Bernardo do Campo pegar os operários que mudavam de turno. Distribuíamos panfletos e faziamos campanha corpo-a-corpo divulgando o também operário Luis Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores.

Ouviamos coisas incriveis dos "peões"; muitos declaravam voto em Fernando Collor - que venceu - e xingavam Lula. Mesmo assim, a militância voltava a se reunir na madrugada seguinte para investidas em outras fábricas. Foi assim durante uns 15 dias, umas 15 madrugadas geladas.

Nunca recebiamos um centavo sequer. Nem o dinheiro do transporte, nem do lanche. E ainda tínhamos que pagar pelos bottons que usávamos na camisa. Tínhamos prazer em fazer campanha por idealismo.

Isso, a direita não conhece. Seus métodos são diferentes.

***

22 de jun de 2010

CALA A BOCA, GLOBO!

***
Explicado.

Conforme este blog afirmou, a Rede Globo explicitou sua falta de paciência com o treinador Dunga, no editorial do Fantástico, de domingo, por causa da falta de privilégio.

A Globo estaria negociando com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, uma entrevista exclusiva com três jogadores brasileiros, para depois da partida contra a Costa do Marfim (vitória brasileira por 3X1).

Dunga vetou. Nada de exclusivas.

As imagens que foram ao ar, no Fantástico, ocorreram justamente quando o jornalista do SporTV/Globo, Alex Escobar, falava ao telefone com Tadeu Schmidt, irmão de Oscar Schmidt, do basquete.

Tadeu informava Alex que não haviam conseguido as exclusivas. Nem com o Luis Fabiano?, teria perguntado Escobar e, ao ouvir a negativa, fez menção de reprovação com a cabeça.

Algum problema?, Dunga perguntou, olhando para Escobar, que retrucou alguma coisa.

Dunga, no microfone aberto, balbuciou ... besta, cagão ...

***

Parabéns, Dunga. Pela coragem de peitar a Globo e seus jornalistazinhos meia-boca.
Caso vença a copa - e estamos torcendo para isso -deixe, como que sem querer, cair a Taça no pé do Alex Escobar!

***

21 de jun de 2010

CANDIDATO ACUADO.

***
Deu no Blog do Zé:

O candidato-Coroné Zé Serra, ao participar da gravação do programa Roda Viva, da TV Cultura, controlada pelo governo tucano paulista, ao ser perguntado sobre as elevadas tarifas de pedágio em SP, saiu-se com essa:

"Você está apenas retransmitindo o que diz a oposição. Esse é o trololó petista!"

Segundo o Zé, para quem precisar ir de São Paulo, capital, ao Mato Grosso do Sul, passando pelas rodovias Castello Branco, Eng João Batista Renó, Orlando Quagliato e Raposo Tavares, passará por 30 praças de pedágio entre a ida e a volta, e gastará mais de R$ 200,00 para percorrer 672 km.

TRINTA PRAÇAS DE PEDÁGIO, GASTANDO 200 REAIS !!!

Que trololó mais caro, hein?

***

É para conferir se a direção do Roda Viva vai colocar no ar essa fuleiragem ou vai editar.

***

20 de jun de 2010

DE QUEM É A BOLA? CALA A BOCA, GLOBO!


***
Em 1997 fui a Santa Cruz de La Sierra, Bolivia, acompanhar um jogo da seleção brasileira de futebol. O jogo era contra o México. Era a Copa América.

Antes do início da partida, passaram entre os torcedores dois personagens bastante conhecidos de todos os brasileiros no estádio: Falcão e Galvão Bueno.

Quando foram vistos, os mais de mil torcedores começaram a gritar: Galvão, vá tomar ...

Senti um alivio. Até aquele dia, pensava que eu era único que odiava o narrador Galvão Bueno. Suas transmissões – todas, de futebol, Formula 1, volei, etc. – são insuportáveis.

De lá para cá, sempre me perguntei a razão da Rede Globo manter um personagem tão ridiculo no seu quadro de narradores. Nesta Copa, o CALA A BOCA GALVÃO tornou-se um hit tão espetacular que já bateu recordes de veiculação no twitter. Não sou só eu que não o suporta.

***
Hoje, a Rede Globo teve que afirmar, no seu jornal Fantástico, que torce pela seleção brasileira de futebol. O apresentador, desde a África do Sul, disse, em tom de editorial, olhando para a câmera, que a Globo e seus jornalistas apoiam e torcem pela seleção, apesar de Dunga. O técnico Dunga.

Antes, colocou no ar imagens da entrevista coletiva de Dunga, depois do jogo de hoje, quando teria se desentendido com um jornalista da Globo, que não apareceu. Veicularam cenas de Dunga dizendo supostos palavrões ao se referir ao jornalista. Não havia áudio.

A emissora ataca o treinador desde antes da ida a Johanesburgo. Talvez por Dunga não ter permitido que instalassem um estúdio dentro do local da concentração, como na Copa de 2006 ... talvez por Dunga só conceder entrevistas coletivas, para todos os jornalistas, no momento em que a comissão técnica acredita ser o mais apropriado ... talvez porque a Globo não tem o privilégio das exclusivas com os craques canarinhos, como era no passado ... talvez porque Dunga não é um dos anões da Branca de Neve ...

Enfim. Alguma coisa move a Globo contra Dunga, a ponto de terem de vir a público afirmar que torcem pela seleção.

Quantos de nós, brasileiros, precisa dizer isso em voz alta? Qual outro jornal ou emissora de TV ou radio disse que era contra ou à favor da seleção brasileira? Não parece uma obviedade gritante torcer, neste país de fanáticos pelo futebol, pela seleção brasileira?

A Globo precisa que todos saibam que seus jornalistas torcem pelo Brasil. Torcem mesmo?

***

A razão de Galvão Bueno, um dos narradores mais bem pagos da emissora dos Marinhos, continuar narrando, apesar de ser odiado pela imensa maioria dos telespectadores, é simples: são, ambos, insuportavelmente incompetentes!
Globo e Galvão, tudo a ver!

***

Este blog quer saber qual de seus leitores aprecia a narração de Galvão Bueno. Pode ser de qualquer esporte, não especificamente futebol ou Formula 1. Pode ser handebol, squash, tenis de mesa, bocha ... qualquer um.

Só não serão aceitos comentários de Cacá e Popó. O resto vale!

***

Para fazer justiça a Dunga: gostemos ou não de seus esquemas, sua retranca, seus volantes, seus brutamontes, a seleção brasileira está entre as favoritas ao título na bolsa de Londres. Disparado, seguido pela Alemanha, Argentina e Itália.

No primeiro jogo, na estréia sempre nervosa, venceu com facilidade por 2X1 a Coréia do Norte, levando um gol nos minutos finais, quando os jogadores estavam relaxados.

Hoje, convenceu com um futebol eficiente, brigador, técnico, com garra e atitude, fazendo 3X1 na forte Costa do Marfim. Tem grandes possibilidades de sair da África com o título de campeão, que é o que todos nós torcemos e queremos.

Todos nós, não. Alguns torcem contra mas não assumem.
***

18 de jun de 2010

ESTAMOS MAIS BURROS.


***
"O mundo ficou mais burro e cego hoje!".
Foi assim a definição do cineasta Fernando Meireles à respeito da morte de José Saramago.

Tem razão.

Era um "comunista hormonal" espetacular.

***

17 de jun de 2010

AMIGO CONTRA AMIGO.

***
Demorou, mas amigos começaram a atirar contra amigos.
É o desespero tomando conta dos que se elogiavam e, agora, se odeiam.

O Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, aliado-intimo do candidato-Coroné Zé Serra, em nota conjunta com o Governo do Estado, dispararam, à respeito do estádio do Morumbi para a Copa de 2014:

"O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo descartam completamente a hipótese de utilização de recursos públicos para a construção de novo estádio na cidade de São Paulo. Os investimentos públicos serão canalizados para obras e intervenções permanentes, como a construção de linhas do Metrô e a melhoria do sistema viário e do transporte público."

Tucanagem pura!
Acham que o mercado é capaz de tudo.

Então veio o ex-Prefeito do Rio, César Maia, pai de Rodrigo, presidente do DEM, e apelou:

 A Prefeitura do Rio foi colocada em frente a essa mesma disjuntiva para o PAN-2007. Decidiu investir nos equipamentos como Engenhão, Arena, Parque Aquático e Velódromo, além de fazer uma aplicação de capital na Vila do PAN por aumento de gabarito e via concessão no Rio-Centro e na Marina. Isso gerou um enorme sacrifício às finanças municipais. A Prefeitura do Rio tirou de obras e de conservação, 1 bilhão de reais para o PAN, sendo 600 milhões de reais de desembolso em equipamentos esportivos.

Valeu à pena? O ex-Prefeito têm a certeza que sim. Valeu! O nosso Rio é muito mais importante que a popularidade ou o desgaste políticos eventuais no momento final de governo."
 
Essa troca de farpas tem a ver com  escolha do vice na chapa do PSDB.
O DEM jurava que faria o vice, caso Aécio desistisse. Desistiu. O Coroné ficou em cima do muro e faz cara feia quando o DEM insinua um vice de sua sigla.
 
É DEM contra DEM.
Quem perde e quem ganha?
A direita perde. O povo ganha!
 
***

14 de jun de 2010

O BICHO VAI PEGAR!

***
LULA CORRE SÉRIO RISCO.
VÃO ACABAR COM O BOLSA FAMILIA!

A cobertura da midia corporativa à convenção do PT é de morrer de rir.

O ódio que certos jornalistas (?) escrevem, quando se trata de Lula, é evidente. Os da Folha de São Paulo, por exemplo, nem escondem a dor de cotovelo. Pudera, estão do lado errado ...

Fico pensando como deve ser dificil fazer oposição a Lula. Sério.
Essa gente que tenta ir contra o que o PT fez só está cavando sua própria sepultura. Deve ser dificil, para eles, assumirem que Lula foi eficiente, e já está na história do Brasil como o melhor Presidente da República que o Brasil já teve.

Mas, Lula, cuidado: existe o sério risco de perder o primeiro posto.

Quando assumiu seu primeiro mandato, Lula recebera uma herança maldita. Dolar e juros nas alturas, inflação mostrando os dentes, déficit em conta corrente, falta de dinheiro para investimento, divida interna e externa elevada, submissão ao FMI. Demorou 4 anos para começar a mostrar resultados.

Dilma terá o caminho muito mais ameno pela frente.
A área econômica está tão bem que precisam controlar o crescimento, senão explode.
A área social, que Lula cuidou com tanta atenção, apresenta índices espetaculares, com milhões, sim, milhões de pessoas que ascenderam de classe social. As classes média e média-alta estão em franco crescimento, enquanto os pobres alcançam melhoras consideráveis.

É muito provável que, no segundo mandato de Dilma Rousseff, já não existam miseráveis no Brasil e seja possivel extinguir o Bolsa Familia. Será o maior orgulho, para qualquer cidadão brasileiro, o dia em que Dilma anunciar não ser mais necessário o programa de transferência de renda, pois todos os brasileiros terão conseguido sua própria renda através do trabalho!

Terá sido alcançado o objetivo básico do programa do Partido dos Trabalhadores, e de Lula, que é reduzir drásticamente as desilgualdades no Brasil.

E Dilma Rousseff poderá tomar o posto que hoje é de Lula, como a melhor Presidente da República que o Brasil já teve!

***

13 de jun de 2010

O TABU


***
Hoje, dia 13, foi oficializada a candidatura de Dilma Rousseff, pelo Partido dos Trabalhadores, como candidata à Presidência da República. Uma ampla coalisão de partidos, PMDB incluido, a apoiará na campanha que começará depois da Copa do Mundo de Futebol.

Há oito anos atrás, um operário lançava-se candidato pelo mesmo partido, pela quarta vez, após ter perdido para Fernando Collor e Fernando Henrique. Foi eleito quebrando um tabu. Nenhum outro Presidente da República era oriundo das classes trabalhadoras.

Durante seu governo, o Presidente Luis Inácio teve o desafio de quebrar vários outros tabus: conduzir o país pensando no pobre, sem permitir a interferência da direita conservadora; fazer o país crescer, mesmo enfrentando crises econômicas internacionais; repartir a renda que o país produzia entre aqueles que sempre foram excluidos do processo econômico-financeiro; trabalhar para erradicar a fome e a miséria; e muitos outros tabus.

À partir de hoje, um novo desafio de Lula e de todos os brasileiros. Eleger uma mulher para conduzir a politica brasileira nos mesmos trilhos que Lula conduziu. Uma mulher, entre as tantas mulheres capazes de dirigir uma familia, uma casa, um país.

Governar o Brasil com o coração de uma mulher. Com sensibilidade e inteligência. Para todos os brasileiros, não apenas para aquele terço que sempre se beneficiou dos governos anteriores.

"Lula mudou o Brasil e o Brasil quer seguir mudando. A continuidade que o Brasil deseja é a continuidade da mudança. É seguir mudando, para melhor, o emprego, a saúde, a segurança, a educação. É seguir mudando com mais crescimento e inclusão social para que outros milhões de brasileiros saiam da pobreza e entrem na classe média. É seguir mudando para diminuir ainda mais a desigualdade entre pessoas, regiões, gêneros e etnias", disse Dilma em seu discurso.

O tabu de eleger uma mulher será o mais difícil.

O preconceito é grande, apesar de qualquer pessoa reconhecer que as mulheres são imbativeis na defesa de seus filhos. São leoas prontas para dar a vida por sua familia. Mesmo assim, existem pessoas com restrições a votar em mulheres.

"Nós, mulheres, nascemos com o sentimento de cuidar, amparar e proteger", disse Dilma. Alguém duvida?

A sucessora de Lula terá uma batalha árdua pela frente. A campanha será sangrenta, como promete a oposição. Por falta de discurso e propostas, a direita já começa a apelar para mentiras, como no caso do suposto dossiê. Mas nada deterá Dilma, porque ela sabe que está no rumo certo.

A nós, eleitores e palpiteiros, resta trabalhar para que se quebre mais um tabu. E, mesmo depois de eleita, o que este blog tem certeza que ocorrerá, deverá manter-se sempre de olhos bem abertos, pois o conservadorismo irá atacá-la de todas as formas possiveis.

Porisso, companheira Dilma, será preciso um esforço extraordinário, talvez ainda maior que o de Lula; sua vitória pode afastar definitivamente a direita do cenário politico nacional. Elevar o padrão social do povo brasileiro pode representar o fim do conservadorismo no Brasil. Para sempre, tomara!

Conte conosco, Dilma Rousseff. Com aqueles que se dispõem a colaborar com a difusão de sua campanha, através dos meios que temos, usando nosso tempo e nossas mãos; somos milhões que querem que o Brasil siga àdiante, sem retrocessos, sem submissão, sem egoismo.

***

À partir de hoje este blog, dentro dos limites da lei, entrará na campanha do Partido dos Trabalhadores para eleger Dilma Rousseff e tantos deputados e senadores da coalisão quantos puder, porque o SANDÁLIAS acredita que o verdadeiro desenvolvimento do Brasil se dará quando o Congresso Nacional for composto de pessoas comprometidas com o Brasil, com sua população, como projeto social do Presidente Lula.

***

12 de jun de 2010

COMPROMISSOS DA OPOSIÇÃO.

***
A direita brasileira oficializou hoje seu candidato a Presidência da República.

Serra, como já se sabia.

Suas propostas, caso eleito, são vagas. Não tiveram coragem de dizer que pretendem acabar com PAC, mas disseram no programa do PPS, quinta-feira passada, que o PAC é o resultado de uma mentira repetidas várias vezes.

Não tiveram coragem de assumir que pretendem acabar com o Bolsa-Familia e outros programas sociais, mas, a boca pequena, espalham que é um programa assistencialista.

Quanto a educação, Serra propõe a segregação. Diz que não se pode dividir o país entre ricos e pobres, mas afirmou, no mesmo programa do PPS, que pretende implantar "... uma educação em que o filho do pobre frequente uma escola tão boa quanto a do filho do rico ...". Não a mesma escola, mas outra!

Na festa de lançamento de sua candidatura, o candidato Serra disse ter tido mais de 80 milhões de votos em sua vida pública. 80 milhões? Sim, somadas todas as eleições que participou! Será que pensa que somos todos idiotas?

A pena é que a oposição é tão pequena e frágil que pode ser derrotada ainda no primeiro turno. Como disse em outra postagem, é ruim para a democracia. O ideal seria termos outro candidato, igualmente progressista, como Dilma, para deixar o eleitor em dúvida. A escolha do Presidente da República deveria ser um exercício de cidadania, com a decisão entre dois ou mais candidatos que pretendem levar o país para o desenvolvimento.

Do jeito que está, só uma candidata quer. O outro, nem sonha com o progresso. Pelo menos, para a maioria do povo.

***

9 de jun de 2010

O VERDADEIRO TERRORISMO.

***
Na manhã de 12 de Julho de 2007, dois helicópteros Apache norteamericanos, usando canhões de 30mm, assassinaram uma dúzia de pessoas indefesas num subúrbio do Iraque.

Duas crianças também foram executadas.

O comando militar americano acusou os mortos de serem "insurgentes".

Entre as vítimas estavam dois funcionários da Reuters, Saeed Chmagh e Namir Noor-Eldeen.

Saeed tinha 40 anos e era motorista e assistente da Reuters. Deixou esposa e 4 filhos.

Namir tinha 22 anos, era de uma família de jornalistas e considerado em dos melhores fotógrafos no Iraque.

A sequência de imagens abaixo foi retirada do video produzido de dentro de um dos helicópteros, e tornado público pela WIKILEAKS, que resguarda seu direito de não divulgar a fonte que o forneceu. O governo dos EUA nunca liberou estas imagens.

Clique nas imagens para ampliá-las.




Um porta-voz do Comando Militar americano no Iraque disse, após o massacre:
"...não há dúvidas de que as forças da coalisão estavam claramente engajadas nas operações de combate contra forças hostis ..."

A Agência Reuters requereu abertura de investigação sobre o episódio. Autoridades militares norteamericanas concluiram que as ações dos soldados e pilotos envolvidos estavam de acordo à lei e às normas.

O Major Brent Cummings, do Exército dos EUA, declarou ao The Washington Post que nenhum civil foi morto deliberadamente; que tomaram todos os cuidados de prevenção. Disse ter sabido que duas crianças foram atingidas, mas que não sabe como isso aconteceu.

***

Algumas pessoas se espantam com o sentimento anti-americano que existe ao redor do mundo. Não apenas no mundo islâmico, mas aqui mesmo, na América Latina.

O comportamento animalesco e totalmente irracional dos funcionários do governo dos EUA provocam o ódio e as reações são inevitáveis.

Sem qualquer escrúpulo ou civilidade, militares super armados tripudiam diante de homens e crianças tombados por suas balas mortíferas; riem da morte alheia como se fossem imortais.

Este blog deseja longa vida aos militares envolvidos na chacina covarde que as imagens nos mostram. Vida longa para que seus corpos sofram as piores dores e que terminem com as entranhas secas, tão secas quanto seus cérebros, e que a dor em seus corpos moribundos perdure por muitos dias. E, mesmo assim, terá sido pouco diante do sofrimento provocado aos inocentes.

Um homem-bomba, pelo menos, é um homem!

***

This blogger wish long life to the troops involved in this coward murder. Long life to their bodies suffer the worst pain and ending dry, as your brains, pain on you bastards for many many days. And be glad because even this is little in face of the suffering caused to innocents.

A bomb-man at least is a man! You're less than a piece of shit!

***

8 de jun de 2010

O CÚMULO E O TÚMULO DA OPOSIÇÃO.


 ***
Esta semana foi divulgado o indice de crescimento do país no primeiro trimestre do ano 2010.

Nada menos que 9% em relação ao mesmo período de 2009. Recorde absoluto desde a primeira sondagem do IBGE.

Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o crescimento foi de 2,7%. Anualizado, alcançaria a incrivel marca de 11,2%.

A projeção de crescimento, entretanto, foi determinada pela pesquisa FOCUS do Banco do Brasil em 6,6%.

Importante ressaltar, para evitar confusão, que estes dados são do BRASIL, e não da China!

O CÚMULO

A oposição, desnorteada diante do espetáculo de crescimento do PIB, está chororô. Usa a midia para apontar um perigo imaginário ao dizer que há risco de volta da inflação.

Tem gente que chegou a afirmar que o país "não suporta" crescimento tão rápido e que o caos está a espreita; o bote seria dado através do "apagão de infraestrutura".

Economistas invejosos, diante do desempenho do Brasil, juram que o "teto" de crescimento não pode passar de 4,5% ao ano. Acima, volta a inflação.

Parece estranho que o slogan de campanha da direita seja "o Brasil pode mais".

Pode o quê? Crescer? Segundo eles, não!
Pode o quê? Distribuir renda? Sem crescimento, não!
Pode o quê? Investir? Sem crescimento, não!

O cúmulo da falta de discurso é tratar do mesmo assunto com abordagens diferentes. Se o Brasil pode mais – e, sem dúvida, pode! – só com crescimento, geração de emprego e distribuição de renda se chega onde se pretende.

Todo o resto é conversa de quem está à beira do abismo eleitoral.

O TÚMULO

Falta pouco para a oposição assumir que morreu. Lamentavelmente, para a democracia, a aliança da direita no Brasil está sofrendo de um mal terminal: incapacidade.

Ainda há os que insistem que Lula "copiou" tudo de FHC, o nefasto, em matéria de economia. Acreditam na própria mentira que inventam ou são desonestos?

O crescimento do PIB brasileiro ocorre num momento pós-crise, apesar de parte da Europa do Euro ainda estar atravessando águas turbulentas. A segurança do desempenho de nossa economia se dá exclusivamente pelas medidas tomadas pela equipe econômica de Lula, do PT,principalmente aquelas de meados do ano passado, com a redução de certos impostos para manter a atividade de alguns setores-chave.

Ao manter o nivel de emprego, quando várias empresas ameaçavam demitir, a robustez da economia não perdeu o embalo. O consumo continuou e a retomada do crescimento dos niveis de emprego formal voltou.
O circulo virtuoso não se rompeu graças à atenção do Ministério da Fazenda e do Planejamento, e do Banco Central. A taxa de juros parou de cair, é verdade, mas ela é parte importante na manutenção da taxa de crescimento do PIB, ou de nada serviria crescer 10 se a inflação consome 8.

A tampa do túmulo da oposição é a forma de crescimento do país. Através de investimentos.

Segundo o IBGE, é de 18% a taxa de investimento em relação ao PIB. Para ser sustentável o crescimento em ritmo chinês, deve estar em torno de 23% . Isso será alcançado através dos investimentos públicos, já previstos, como o PAC, por exemplo, e outros investimentos em infraestrutura com ajuda de recursos do Pré-Sal.

Essas medidas nos dão segurança. A indústria brasileira cresceu 4,2% no primeiro trimestre, grande parte produzindo máquinas para ampliar a produção de bens. Máquinas que produzem outras máquinas que produzem mais bens! Este é o sinal positivo de que se está crescendo baseado na confiabilidade da gestão do governo Lula.

Gestão, que é palavra tão usada por tucanos mas tão pouco usada na sua (deles) administração.

***
Diante de um quadro otimista e promissor como este que temos para o Brasil, o que resta para o discurso da oposição?

Dossiês!
***

2 de jun de 2010

ALÔ, DONA HILLARY!

***
Certas coisas soam mais patéticas que outras.

Às vezes, pessoas dizem coisas sem ter em mente o que estão dizendo.

É o caso de dona Hillary Clinton, Secretaria de Estado dos EUA.

No caso do Irã, apareceu nas TVs ameaçando esfolar, arrebentar, escalpelar, trucidar o Irã por causa da tentativa de enriquecer urânio. Diz que Ahmadinejad é dissimulado e está querendo construir uma bomba atômica para matar!

No caso de Israel, ela foi toda mansinha. Disse assim: "..acho que a situação (de Israel) é muito difícil e requer uam resposta cuidadosa e atenciosa".

Vá ser cara de pau assim fumando charuto lá na Casa Branca!!

***