4 de jul. de 2008

RESGATE DE INGRID BETANCOURT


O fantástico resgate de Ingrid Betancourt soou estranho.
.
As FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - são um grupo paramilitar que tem base na selva. É lá que ficam os cativeiros.
.
Treinados para ataques de guerrilha, o grupo é bem armado; conseguiram esconder a candidata Ingrid durante sete anos na floresta .... e de uma organizada cilada do governo Uribe, eis que, sem nenhuma baixa, sem nenhum tiro, sem sangue, ela e mais outros reféns são libertados do cativeiro ... lí que o grupo de 12 reféns estava escoltado por DOIS guerrilheiros, que se renderam. Cara de filme de guerra americano.
.
Agora liberta, Ingrid Betancourt pode voltar a se candidatar à presidência da Colômbia e tentar derrubar o presidente Uribe que mandou, ao Congresso, emenda para aprovar seu TERCEIRO MANDATO. Mas ela diz considerar-se francesa, e já voôu para Paris, recebida nos braços de Sarkozy e Carla Bruni. Provavelmente nunca mais retorne à América do Sul. (seu semblante, obviamente sorridente, não parecia de alguém que viveu anos acorrentada e mal alimentada ... mas a cosmética evoluiu muito nos últimos anos).
.
A Rádio Suiça Romanda (RSR) divulgou que as FARC receberam 20 milhões de dólares para facilitar o resgate de Ingrid Betancourt. Isso pode explicar a encenação da ação de resgate.
.
É melhor não acreditar em tudo o que está sendo divulgado. Muitos interesses estão em jogo; a própria refém, por sua liberdade; o presidente Alvaro Uribe e seu projeto de mais tempo no poder; as FARC, perdendo terreno no campo político colombiano; o presidente Chavez, que já resgatou prisioneiros da Colômbia e estava com o cartaz muito elevado.
.
Enfim, faltam algumas respostas que, provavelmente, nunca serão esclarecidas.

Nenhum comentário: