18 de jun. de 2011

A desonestidade de parte da elite intelectual.

***


 A QUEM PERTENCE A DEMOCRACIA

***

A julgar pelos comentários de alguns personagens da ciência política, o dono da DEMOCRACIA é o ex-presidente FHC, o nefasto!

Instalados à direita, certos pensadores parecem ter perdido a memória. A recente História do Brasil produziu, nos últimos 30 anos, momentos conturbados na vida política. Entretanto, os nomes citados abaixo querem nos fazer acreditar que seu guru máximo foi um estadista.

José Arthur Gianotti disse que FHC deixou um legado indiscutível.
José Augusto Guilhon de Albuquerque disse que FHC trouxe para a política a elite intelectual.
Celso Roma disse que as críticas ao governo FHC são retórica.
Marco Antonio Villa disse que FHC produziu um legado que só está sendo redescoberto agora.
Leôncio Martins Rodrigues disse que FHC conseguia aglutinar e organizar os colegas e, ainda, que fez uma coisa extraordinária ao dar posse a Lula, seu grande rival político.
José Álvaro Moysés disse que FHC é responsável pela recuperação da dignidade da política na forma aberta e tolerante com adversários.

Enfim, entre os amigos sociólogos, historiadores e cientistas políticos, a afirmação é de que FHC, o nefasto, criou a moeda forte (Plano Real) e a Democracia.

Vamos lá, cavalheiros da elite intelectual brasileira. Vamos à biblioteca reler um pouco da História do Brasil pós ditadura. Procurem pelas DIRETAS JÁ e encontrarão centenas de nomes que organizaram um dos maiores movimentos populares do século XX. Ulysses Guimarães, o símbolo das diretas, talvez tenha sido o ícone da luta para instalação de eleições livres. Entre eles, Dante de Oliveira, Tancredo Neves, Orestes Quércia, Luis Inácio Lula da Silva, Mario Covas, Franco Montoro, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Eduardo Suplicy, José Genoino ... e tantos outros que nunca se disseram donos da Democracia.

Aliás, o nefasto FHC é uma das figuras mais apagadas do movimento contra a ditadura militar. No pior momento dos anos de chumbo, ele esteve exilado no Chile e na França, onde mergulhou na vida acadêmica. Saiu dos bastidores apenas em 1978, quando o General João Batista Figueiredo estava no poder e iniciava o processo de abertura política.

Continuem a busca, nobres representantes da elite intelectual comprometida com o atraso. Leiam como FHC foi eleito Senador nas costas de Mário Covas e passem a ler sobre o período em que o nefasto, presidiu o Brasil. Para facilitar-lhes o trabalho, foi de 1995 a 2002.

Teve como vice a figura de Marco Maciel – Governador biônico de Pernambuco, presidente da Câmara dos Deputados no período do General Ernesto Geisel, presidente da Petrobras no governo do General Emilio Médici, Ministro da Cultura e Chefe da Casa Civil de José Sarney.

Em seu primeiro mandato, foi aliado de Antonio Carlos Magalhães, José Sarney – que hoje é apontado pelos tucanos com corrupto, ao estar do lado do PT – Luiz Otávio, José Roberto Arruda, Jorge Bornhausen, Agripino Maia, Ronaldo Caiado, e tantos outros pouco amantes da Democracia.

Caso não lembrem, foi o nefasto FHC quem criou a emenda para sua reeleição, sob acusação de compra de votos; foi quem inventou o PROER – programa de ajuda financeira a bancos; quem superdesvalorizou a moeda logo após assumir o segundo mandato; quem trouxe para o governo parte da intelectualidade mas deixou de fora os movimentos sindicais e sociais; quem foi acusado pelo jornal alemão Der Spiegel de receber 200 milhões de dólares de propina para a concessão da Usina Hidrelétrica de Itá ... quem arquivou dezenas de pedidos de abertura de CPI por corrupção em seu governo.

Lembram-se do dia 26 de Agosto de 1999, data conhecida como a MARCHA DOS CEM MIL? A manifestação de milhares de pessoas em Brasília protestando contra a corrupção que uniu todos os partidos de esquerda e Sindicatos?

Podem elogiar FHC por sua produção literária.
Mas é desonesto colocá-lo na lista de democratas só por ter passado a faixa presidencial ao vencedor das eleições de 2002, Luis Inácio Lula da Silva, ou por ter mantido a estabilidade econômica do Brasil. Todos nós sabemos o custo da manutenção do Real como moeda estável; conhecemos os caminhos neoliberais escolhidos pela turma do Consenso de Washington; a Nação brasileira foi terrivelmente prejudicada pelas privatizações irresponsáveis planejadas e executadas pelos amiguinhos de FHC e a sangria deliberada do patrimônio brasileiro resultado desta farra desmedida.

O hoje octagenário e nefasto FHC já tem seu lugar reservado na História do Brasil. Ao lado dos menos democratas, na galeria dos medíocres que mantiveram o país no atraso social.

Felizmente, esta era já acabou!

***

4 comentários:

Anônimo disse...

Quem escreve esta matéria é um pobre coitado. Um Zé Ninguém

JÚLIO PEGNA disse...

Um Zé Ninguém que, pelo menos, assina o nome. Anônimo, vc deve tão medíocre quanto o nefasto FHC ...

Zé disse...

Esse é o ex-presidente que saiu do DESgoverno pela porta dos fundos de vergonha e de medo das vaias assombrosas que ia receber.

Tal qual Figueiredo saiu pelos fundos. Pelo menos Figueiredo se recolheu a sua insignificância. Já esse aí continua soltando as penas no quintal do PIG. É só lá que ele canta de galo e ninguém escuta.

ewerton luiz disse...

Foi um belíssimo artigo, para pôr estes pseudo democratas no seu devido lugar, fhc governou para poucos.