28 de dez. de 2008

PRESENTES DE NATAL

***

Véspera de natal e o clima contagiou a Imprensa Comprometida do Brasil.
Cito alguns regalos oferecidos aos leitores da Folha de SP, e à audiência da Globo e da TV Cultura de São Paulo.
Verdadeiras pérolas tiradas do saco de um tucano travestido de Papai Noel.

***

A Folha publicou, dia 24/12, entrevista com o Supremo Presidente do Supremo, Dr Gilmar Dantas, ops, Mendes. Apenas um trecho, para deleite da direita neo liberal:

FOLHA - Que avaliação o sr. faz do caso Satiagraha?

MENDES - Terminou da melhor maneira possível. Tal como eu afirmava desde o início, a posição correta foi a tomada por mim durante o período de recesso do STF, que foi confirmada por um escore expressivo no plenário. Nesta questão, o tema está cabalmente resolvido e superado. Resolvemos bem um tipo de problema que estava se desenvolvendo e poderia dar ensejo a distorções no sistema policial e no judicial, que era a possibilidade de tribunais superiores ficarem jungidos a decisões de juízes, de policiais ou de procuradores. O tribunal fixou com clareza qual deve ser o norte neste tipo de matéria. O tribunal constitucional fixa a interpretação e não se submete a esse tipo de arreganho.

Já ia esquecendo ... uma das jornalistas que entrevistou o homi foi ... Andréa Michael, a mesma moça citada no Satiagraha e que o Dr. Protógenes Queiróz pediu prisão preventiva por envolvimento com Daniel Dantas. Ela teria vendido uma entrevista, elogiando Dantas e sua atuação como empresário.

***

A TV Cultura, de propriedade do estado de São Paulo, governado pelo coroné José Serra (aquele que permitiu o assassinato de Eloá Cristina ao deixar que seu sequestro se arrastasse além do necessário), exibiu entrevista com o Supremo Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dr. Gilmar Dantas, ops, Mendes no programa Roda Viva de 15/12. Os entrevistadores eram a nata da Imprensa Comprometida Brasileira, incluindo o risível Reinaldo Azevedo (conhecido no Orkut como Tia Rei ...).
Na semana seguinte, 22/12 foi a vez do delegado da Polícia Federal Dr. Protógenes Queiróz, e ele diz em seu blog que os entrevistadores foram escolhidos exclusivamente pela TV Cultura. Foi um vergonhoso debate desigual em que todos se revelaram no processo, ele disse.

Ainda pior que a qualidade dos entrevistadores, foi a Cultura não exibir o programa para toda a rede, deixando parte dos brasileiros sem direito de assistirem a entrevista. Sem qualquer explicação!

***

Por fim, já passada a festa de Natal, a rede Globo colocou no ar seu famoso Jornal Nacional em 27/12 abrindo com uma reportagem que dava ênfase aos protestos da oposição contra as ações do governo Lula em relação ao Fundo Soberano. Logo a seguir, mostrou os ataques de Israel à faixa de Gaza, elogiando as ações dos israelenses no combate ao terrorismo palestino.
Como disse Luiz Carlos Azenha, teve o dedo do Ali Kamel.Alinhar ao centro

***

É isso. O ano de 2008 vai terminando mas a mídia continua a mesma.
E eu que pensava que Papai Noel traria para a Imprensa Comprometida Brasileira um pouco de bom senso. Vejo que nada mudou. E prevejo pioras para 2009, no campo da informação.

Um exemplo?
Encontrei isto no site do Paulo Henrique Amorim, postado por um leitor do Conversa Afiada.
É o site da Florida Department of State - Division of Corporations, que revela quem são os proprietários da empresa DECIDIR COM, INC. Entre eles, DANTAS RODEMBURG, VERONICA V e ALLENDE SERRA, VERONICA, irmã de Daniel Dantas e filha do coroné José Serra, respectivamente.
Clique para ver!
Na imprensa, nem uma palavra!

Papai Noel deve ter um saco bem grande mesmo ...

***

Nenhum comentário: