11 de nov. de 2009

O Maestro e o menino mimado

***
QUANTO VAI CUSTAR A PUXADA DE TAPETE

O Maestro chama-se John Neschling.

O menino mimado é o Coroné que se acha dono de São Paulo, Zé Serra.

A puxada de tapete vai custar 4,3 milhões de Reais, conforme sentença da Justiça Trabalhista.
Tudo começou em 1996, quando John Neschling foi contratado pela Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) para dirigir e reger a orquestra.
De temperamento genioso e truculento – segundo más linguas -, o Maestro cumpriu suas tarefas de maneiras exemplar, reeguendo o grupo de músicos e levando a orquestra a uma posição de destaque no circuito da música clássica internacional. Além de exibições semanais na Sala São Paulo, a OSESP foi considerada pela revista britânica Gramophone como uma das três orquestras que devemos prestar atenção. . .

Permaneceu 12 anos no cargo de Diretor Artístico e envolveu-se em inúmeras polêmicas, sempre por causa de suas declarações objetivas, até encontrar um menino mimado. Foi demitido por e-mail pelo presidente do Conselho de Administração da OSESP, Fernando Henrique Cardoso. O próprio. O descarado ex-presidente da República.
A gota d’água para a demissão foi um video do youtube onde o Maestro chama o governador de São Paulo de “menino mimado e autoritário”. O Coroné não gostou e mandou FHC, o próprio, demitir o Maestro de forma sumária, deselegante e, sobretudo, autoritária.
O Maestro ingressou com ação no Ministério do Trabalho que reconheceu o vínculo de funcionário do Maestro junto a OSESP, apesar do contrato existente entre as partes. A Secretaria de Cultura vai recorrer da decisão.
O Maestro John Neschling cunhou uma frase que simboliza perfeitamente a incompetência do governo paulista:
"Durante anos, me deixaram fazer meu trabalho e eu honrei a confiança. Agora assume um governo que acha que pode fazer melhor, apesar de não ter idéia do que seja uma sinfônica."
Só puxa o tapete de um profissional desta categoria quem não vai pagar pela despesa. Do bolso do Coroné-Mimado Zé Serra não sai um tostão furado. Quem vai desembolsar o valor da condenação será o povo de São Paulo.
Boa sorte!
***

Nenhum comentário: