5 de fev. de 2009

Quem é o PMDB?

Congresso Nacional - Brasilia
foto: Augusto C. B. Areal
.
Foram eleitos os presidentes da Câmara e do Senado Federal. Michel Temer e José Sarney, respectivamente. Ambos do PMDB.
Um, Temer, pode ser considerado como PMDB Tucano, pelas ligações com o partido do candidato a Presidência, Coroné José Serra; outro, Sarney, está mais para um PMDB Lulista. Nunca escondeu de ninguém sua admiração pelo presidente mais popular da história do Brasil.
.
As duas presidências na mão do maior partido do país tem um simbolismo peculiar, e especial: eles estarão presidentes das casas durante a campanha eleitoral de 2010, onde Lula não será candidato, mas indicará e apoiará alguém. Provavelmente, Dilma Rousseff, concorrendo contra o Coroné Serra, que está em franca campanha desde já, e figura nas pesquisas em 1o lugar.
.
De que lado estará o PMDB em 2010?
.
Tudo indica que a popularidade do Presidente Luis Inácio continuará alta, até alcançar seu teto. Apesar da crise internacional, a população reconhece que Lula não é o responsável pela crise, e que está tomando as medidas necessárias - e possíveis - para contê-la, tendo o emprego como foco principal. É isso que se extrai da pesquisa CNI/Sensus desta semana, onde o governo é aprovado por 72% da população e Lula, por incríveis 84%.
.
Todos sabemos da disposição do PMDB de estar sempre remando à favor do governo, seja ele qual for; a grande força do partido está na quantidade de parlamentares que consegue eleger a cada pleito, mas nunca revela um nome sério e competente, capaz de aglutinar as diversas correntes do partido, para concorrer a cargos majoritários pela legenda.
.
Vista aérea do Palácio do Planalto - Brasilia
foto: Augusto C. B. Areal
.
Logo, é de se supor que estarão ao lado do(a) candidato(a) que Lula e o PT indicarem.
A estratégia de Lula, ao nomear Geddel e Jobim para ministérios, ao apoiar as candidaturas dos governadores Cabral e Hartung, e do prefeito Eduardo Paes, praticamente amarra o partido para a campanha de 2010, deixando pouco espaço de manobra para o Coroné Zé Serra.
.
Se Temer optar pelo PSDB, será engolido pelo resto do partido.
Não resta outra opção a não ser estar ao lado do(a) candidato(a) do PT.
E com enormes possibilidades de vitória, já que a soma dos horários de propaganda de TV será estupidamente favorável à aliança PT/PMDB.
.
Lula sabe disso.
Sabe também que tem capacidade e humildade para levar o país a um estado de feel-good (sentir-se bem) em 2010 quando, certamente, teremos ultraparassado a crise internacional e voltaremos aos bons ventos do crescimento e da repartição de renda.
.
Não será um milagre. Milagres não existem.
Será pura obra de um nordestino, pobre, negro, que bebe cachaça, gosta de futebol e não teve oportunidade de terminar os estudos, mas que é apaixonado pelo Brasil.
Como eu. Como Você!
***

Nenhum comentário: