30 de nov. de 2009

A INFLUÊNCIA

***
O site Foreign Policy divulgou nesta segunda-feira seu special report com a lista dos nomes mais influentes do ano 2009.

Clique no logo FP para ir ao site (em inglês)




.

.

O lider mundial, fora dos Estados Unidos, é o presidente chinês Hu Jintao, escolhido com uma larga margem de vantagem sobre os demais. Em seguida, figura o premiê russo Vladimir Putin e, colado nele, Luis Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil.

A ilustração abaixo é do FP e mostra os outros nomes citados pelos observadores.


100 personalidades do mundo inteiro participaram da escolha dos nomes dos mais influentes, inclusive o ex presidente FHC.
O site aponta, ainda, que 71% disseram que a China será a próxima potência mundial.
Alguns engraçadinhos escolheram nomes de pessoas influentes dos mais bizarros, como Franklin D. Roosevelt, Martin Luther King e Jesus Cristo!
Mas a notável posição de Lula neste cenário é algo que coloca nosso país numa posição de liderança internacional, e não apenas latinoamericana, o que seria razoável.
***

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Amigo Pirata,
Não sei se vc interpretou isso como bom ou ruim. Estar do lado, ou ser citado, do governante chinês, iraniano, italiano e cia ltda. não é nenhum mérito, pelo contrário! Sob esse prisma a palavra "influentes" pode representar um tom bastante negativo.
Você, um amigo inteligente e culto, não pode apoiar criaturas como Mahmoud e suas filosofias controversas.
Concordo que se o título da pesquisa fosse: "políticos mais comentados" eu concordaria, mas "influentes" nesse prisma é um pouco complicado.
Nada contra o Lula, mas o time (tirando Angela) não ganharia um campeonato da séria B no quesito direitos humanos, senso ecológico e demais cenários modernos.
Parabéns pelo Blog.
Rap

JÚLIO PEGNA disse...

Meu bom e velho amigo Raphael;
Quem fez e divulgou a pesquisa foi o FP - Foreign Policy, entrevistando "personalidades" mundo afora que deram opinião sobre lideres influentes.

Não posso julgar a "modernidade" desses lideres, nem acho que a pesquisa queria saber isso. O interesse é conhecer quem pode falar grosso no mundo globalizado de hoje e, para nossa - minha e tua - sorte, nosso Presidente operário semi-analfabeto é um desses caras respeitados.

Posso não apoiar - e não apoio - o Ahmad ou o Jintao mas, convenhamos, estar numa lista dessas não é pouca coisa!!! nem o "tromba" teria tanto cartaz na torcida do Flamengo! (tromba, pra quem não sabe, é o apelido do DT Andrade).

Obrigado pelo coment.