19 de abr. de 2010

O TRUNFO DE DILMA ROUSSEFF.

***
Tenho lido muita coisa à respeito das eleições presidenciais que se aproximam.
Cultivo o hábito de ler todas as tendências para poder visualizar pontos de vista mais abrangentes, com menos paixão e mais análise. Isso me leva a fundamentar um raciocínio baseado na observação do comportamento histórico destas tendências; suas ações, seus objetivos e seus métodos.

Sigo, regularmente, as opiniões de César Maia (DEM) e Álvaro Dias (PSDB), fiéis representantes da oposição brasileira; acompanho as colunas dos "jornalistas" mais comprometidos com os interesses de seus patrões. Só não leio a Veja, porquê não me considero idiota!

Entretanto, é seguindo os blogs de esquerda que encontro mais chiadeira e menos ação. Muitos, alguns dos mais conhecidos, reclamam da falta de posicionamento das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores, e, até, do próprio Presidente Luis Inácio.

***
Entendo, como blogueiro independente, que quem se dispõe a discorrer sobre temas politicos assinando seu próprio nome, deve ter em mente que está sendo apenas um comentarista, nada mais, e não pode esperar interferir no processo de modo efetivo, mas apenas como formador de opinião, se assim conseguir. Não podemos, os blogueiros de esquerda, inferir no erro de achar que temos mais poder que o Rei!

***
Minhas análises, à partir desta postagem, tomarão como base a postura adotada pelo PT em relação às sinalizações que a oposição está oferecendo, desde já, auxiliada por seu braço midiático, sem deixar de acusar aqueles que considero os mais comprometidos com interesses inconfessáveis.

Percebi, nas últimas semanas, o inicio dos ataques da imprensa ao projeto do Partido dos Trabalhadores e já escrevi sobre isso. Leia aqui DATAFOLHA: farsa ou estrategia? onde identifico possiveis razões para tão prematuras ações eleitoreiras da imprensa mais comprometida do planeta.

A reação da situação foi nula. Nenhuma manifestação pública que demonstrasse divergência ou repulsa à ofensiva da oposição. Isso fez crescer ainda mais a grita da esquerda em relação às mentiras jogadas nas TVs e jornais de grande circulação.

Os lances politicos sempre são orientados pela reação do eleitor. Quem já foi candidato sabe que uma palavra errada, um gesto, um olhar mal interpretado, pode levar à derrota. A direita sabe que o marketing politico está baseado na percepção do eleitor, em como ele "vê" seu candidato preferido, ou como ele escolhe seu voto de acordo a suas conveniências. Não vimos - nem veremos - os candidatos da oposição falarem mal de Lula; não seriam loucos de contrariar um simbolo tão popular como ele. Falam do Partido dos Trabalhadores, mas não ousam atacar os partidos aliados, pois com eles serão montados palanques oposicionistas em várias cidades do Brasil.

A estratégia da oposição é firmar o nome de José Serra como melhor preparado, mais experiente e menos radical que sua principal opositora, Dilma Rousseff. Para isso, desde já, estão a campo plantando a base da campanha eleitoral.

Pois bem.
Se a oposição sabe, a situação também sabe. Talvez saiba ainda melhor, por ter sido oposição durante décadas inteiras. Esta é a razão de não contra-atacar os abusos difamatórios e ordinários que a midia está tentando plantar. Além do mais, quem reclama da falta de ação de Lula o está desqualificando como politico, talvez um dos mais inteligentes e estrategistas que tenham surgido na História do Brasil.

Para mim, fica clara a posição do PT e de suas lideranças: não entrar no jogo que estão querendo jogar; esperar pelo momento mais oportuno para expor sua candidata com mais eficiência - no horário gratuito - e seguir na estratégia de não responder aos ataques que a oposição, pelas mãos da midia, está sugerindo.

Entendo que este posicionamento "estático" do Partido dos Trabalhadores é calculado, baseado nos fatos concretos que a sociedade está sentindo. Poucas pessoas se interessam, neste momento, pelas eleições. A não ser os mais politizados, o restante da população não dá a menor bola para o que está acontecendo. É fato! Basta conversar com quem não tem candidato definido para saber que a imensa maioria está desinformada. E este é o caminho que Dilma parece estar seguindo: não impor uma agenda antes da hora, como quer a oposição.

Ademais, a candidatura PT tem um trunfo terrivelmente forte, que assusta a oposição e os obriga a precipitar a campanha: o desenvolvimento econômico e social do Brasil !

Alguns números ilustram bem minha tese. A eles:

- A renda per capita no Brasil cresce a ritmo superior a 5% ao ano. Entre os 10% mais pobre, cresce a 15,4% enquanto que entre os mais ricos, cresce a 3,7%;

- Quase 50% da população está na classe C, que cresceu 35% nos últimos 8 anos.

- A diminuição acelerada da pobreza retirou mais de 20 milhões de pessoas da miséria durante o governo Lula;

- 84% dos que ascenderam socialmente foi através da renda do trabalho ( 67%) e do Bolsa Familia (17%)

- Desde 2003 foram criados mais de 12 milhões de empregos formais;

- Em 2003, um salário mínimo comprava apenas uma cesta básica. Hoje, compra 2,2;

- Nunca se concedeu tanto - e de tão fácil acesso - crédito para micro empresas e pessoas fisicas de baixa renda para compra de imóveis e bens duráveis.

Todos estes indicadores são comprovadamente veridicos e se referem à melhoria de condições de vida das classes mais pobres. A maioria dos eleitores são pobres e, de alguma forma, foram beneficiados pelas politicas sociais deste governo. É relevante imaginar que se sintam mais satisfeitos do que antes, e isso será dito no TV em horário nobre. É a tal polarização da campanha que Lula disse tantas vezes.

Posso até compreender a indignação de muitos diante da falta de ações do governo frente às manobras da direita. Eu mesmo já tive a tentação de chiar a esse respeito, de reclamar e exigir uma rede de rádio e TV com Lula descendo o cacete nas Globos, Folhas, Estadões, etc. Acredito que até dirigentes do PT já quiseram fazer isso também. Mas, felizmente, não tomaram a atitude intempestiva de reagir no momento errado, como querem as Globos, Folhas, Estadões, etc.

O Partido dos Trabalhadores está a ponto de eleger a sucessora de Lula e manter o projeto de desenvolvimento com distribuição de renda por mais, pelo menos, 4 anos. Não temos o direito de interferir ou achar que sabemos mais que os atores politicos do governo. Se a oposição tem pesquisas (reais) de intenção, sabe que mais de 54% do povo ainda não sabe em quem votar. E um enorme percentual não sabe quem é o candidato da preferência de Lula. Porisso, provoca. Se o governo tem estas pesquisas - e as tem! - não vai precipitar um debate antes da hora.

Com inteligência e, sobretudo, paciência, lutaremos com muita dureza para manter o Brasil no caminho certo.
Se antes lutávamos apenas ancorados na ideologia, agora temos realizações concretas para mostrar a diferença.
Até a vitória!

***

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu concordo com o que você escreveu, acredito que é isso que a oposição quer: fazer com que o PT reaja e eles começarem a catilhena, O PT E GOVERNO DO PRESIDETE LULA É AUTORITÁRIO, CONTRA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. E todos os tro-lo-lós e bla-bla-blas que estamos acostumados. Tô contigo, vamos deixar a Serra Press morrer sufocada em seu proprio veneno...

JÚLIO PEGNA disse...

Anônimo, o veneno deles não faz efeito em quem é bem!

Obrigado pela visita!

VERA disse...

Júlio,
Eu já estava com o coração apertado, após ler os posts do Azenha e do Viana. Seu post conseguiu me acalmar! Obrigada!

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Yt1tnv5p30I&feature=player_embedded
Meu comentario off topic, são duas sugestão para este feriado
1- a entrevista de Gilmas Dantas no yotube, olha que procurei quem desejar ver é aqui http://www.youtube.com/watch?v=Yt1tnv5p30I&feature=player_embedded
2- Aqui temos uma avaliação da atuação do PIG como oposição a Democracia.
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/washington-araujo-a-inversao-de-papeis.html

Neo disse...

.
.
Gente GRAVE - URGENTE
.
O mundo está para conhecer, até 2015, o famoso pico de
.
produção do petróleo, onde se produzirá cada vez menos
.
em um mundo que consumirá cada vez mais...
.
http://www.energybulletin.net/node/9498
.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_do_Petr%C3%B3le...
.
http://janelanaweb.com/crise/multinacional-petrol...
.
.
http://www.peakoil.net/headline-news/us-military-...
.
.
ISTO ESTÁ LIGADO AO INTERESSE MAIOR DO QUE NUNCA
.
DOS E.U.A. NA RETOMADA DO BRASIL PELA DIREITA ...
.
.
A CIA tem todos os melhores recursos do mundo para
.
planejar uma estratégia de retomada pela direita do Brasil
.
e tem motivação. Está chegando a um pico de produção de
.
petróleo no mundo que virá até 2015. Com um governo de
.
centro esquerda nacionalista, pode ser que eles não
.
tenham tanto privilégio em relação ao nosso petróleo e
.
outras riquezas.
.
.
É mister para os EUA interromper nossos acordos com a
.
França e a China que são muito mais interessantes aos
.
nossos interesse e pouco vantajosos ao tio Sam.
.
.
Mas fiquem tranquilos, se o PT continuar dormindo o Serra
.
ganha e ajusta tudo ( acaba com o Mercosul, inicia a ALCA
.
e flexilbiliza pró USA a Petrobrás ).
.
.
Eles connhecem o PT e sabem que tudo se decide em
.
longas plenárias e reuniões. Sabem que não tem
.
agilidade.
.
.
Falta escolher uns três generais de guerra ( lideranças
.
com poderes especiais ) para o PT tentar se contrapor a
.
armadilha montada…
.
.
O Lula já está muito ocupado conduzindo o Brasil !!!
.
.
E do lado de quem que o Serra fica nesta história,
.
cuidadosamente omitida pela mídia brasileira???
.
.
Dou um doce para quem adivinhar…

Anônimo disse...

Eu acho importante esfriar um pouco a cabeça nesse momento. A oposição sabe que se cansar a militancia, ela perde a força. Acho muito importante essa atitude de colocar a bola no chão, de esperar a hora certa, sem paixões, raiva e desespero. Vamos guardar energia para o segundo semestre

Unknown disse...

Acho que precisaria de um "diplomata-linguarudo" do lado do PT..um cara que sutilmente tirasse um pêlo com os demoTucanos. Júlio: sabe o Sujeito que xinga com jeitinho?
Pra dar uma acalmada... Do lado de lá tem um mutirão de pitbulls treinados e remunerados. Entram nos blogs e deturpam as conversas.Falam merdas para irritar gente séria. Uma praga de carrapatos. Não são Tucanos. Tucano decente (que tem e eu conheço muitos) não se preza a este papel. Ele discute, debate.
Voltando... do lado de cá tem NÓS, um bando de loucos que adoram Lula, PT, o projeto etc...
Porém, Júlio, deste lado não tem sangue de barata e vc bem sabe disso!
Mas entendo que o PT não pode sair neste momento dando bordoadas. Mas pode tb, sutilmente, irritar os demoTucanos. Parlamentares do PT podem dar uma cobrada no TSE e perguntar o "que está rolando"...

Não é possível que no PT não tenha essa figura do "diplomata-linguarudo". Um sujeito que xinga com classe, que mostra quanto cocozinho os demotucanos deixam pra trás.. os escândalos...a quantidade de CPIs engavetadas em SP... Júlio: os demoTucanos tem dezendas de escândalos. Mas enumerar "os 10 mais" é fácil!
Então, o que a turma do nosso lado quer não é sangue..quer umpouquinho de reação. uma tiração de sarro da mídia... Bate um pouquinho na mídia lá no Congresso, no senado para ver...
Aquele discurso do Ferro foi fortíssimo. Mas parou ali ...
Não precisamos nos indispor neste momento com os demoTucanos, mas podemos irritar a mídia mostrando seu total partidarismo. Pq não?

Luiz disse...

Mandou muito bem !

Ontem eu estava fulo da vida com a falta reação do Lula e do PT, vc tem razão, estamos querendo ser "mais realistas do que o rei".

Abraço

Lolla Biju disse...

Ter FÉ é um exercício contínuo de auto-sugestão contra tudo o que vem de fora e insiste em nos desanimar. Voto em Lula desde a sua primeira eleição, e se eu não tivesse FÉ na sua capacidade de superação, teria mudado de candidato. O seu comentário é perfeito nesse sentido: Temos um líder como Lula, que apesar de tudo e contra todos, conseguiu se impor como personalidade mundial. Por que duvidar que ele sabe o que está fazendo? Se ele deu um nó na cabeça da oposição, a ponto do PIG assumir o seu papel, ele com certeza sabe o que está fazendo. Nisso eu tenho FÉ.

Roanna disse...

Perfeito Julio

Até pq o PT são os militantes, os filiados, todos q quiserem responder q respondam.Eu quero mais o povo respondendo quem gosta de ganhar no tapetão são os demotucanos pq não têm militância.