17 de jul. de 2009

Mais um recorde de reservas cambiais.

***
O Banco Central do Brasil (BC) divulgou, nesta sexta-feira, o valor acumulado de reservas cambiais em moeda estrangeira. O valor é recorde: mais de 209 bilhões de dólares!
Durante a crise internacional, o governo Lula foi obrigado a vender moeda estrangeira para conter a alta do dolar que, diante das incertezas dos mercados, subia vertiginosamente. A quantidade de reserva caiu abaixo dos US$ 200 bi mas, de acordo à política econômica brasileira, o BC voltou a comprar dolares assim que a moeda se estabilizou.

Hoje, somos um país credor.

Temos dinheiro suficiente para pagar todas as dívidas, públicas e privadas, ainda restando confortáveis 30 bilhões de dólares "em caixa".

Este acúmulo, nunca feito antes na história do Brasil, nos dá a possibilidade de intervir nos mercados sempre que for necessário; comprando ou vendendo, a depender da situação e do movimento financeiro internacional.


Entretanto, o Ministério da Economia acredita que 200 bilhões de dólares ainda é pouco.

Segundo estudos, a meta é alcançar a impressionante cifra de 300 bilhões de dólares, num futuro próximo. Para isso, a política monetária do governo do PT está sendo levada muito a sério, diferente dos governos anteriores.

No gráfico ao lado vê-se a diferença do acúmulo do governo do PT em relação ao governo tucano.

Em pouco mais de seis anos, multiplicamos por dez a quantidade de reservas cambiais.

Sem mágica. Sem grandes sacrifícios. Mas com seriedade.
Apesar de serem contabilizadas em dólares, as reservas cambiais são constituídas de diversos ativos. Um bilhão de dólares está guardado em ouro; mais de 190 bi estão aplicados no mercado financeiro internacional - títulos do governo americano e FMI, entre outros.
É importante lembrar que muito se falou - e se fala - a respeito dos gastos correntes do governo Lula. Já o chamaram de irresponsável e de ter aparelhado o Estado, etc, etc. Mas o que se percebe é que a economia foi levada à sério e os investimentos sociais, orgulho do PT, foram muito bem gastos.
As provas da eficiência do governo do PT está diante de todos.
Os que querem, enxergam com nitidez e clareza os resultados alcançados pelo presidente-operário mais popular do Brasil. Os que não querem ver, e preferem choramingar, também estão se beneficiando do desenvolvimento do Brasil.
Em breve, quando a riqueza for melhor distribuida, lembraremos quem foi o partido que deu o pontapé inicial rumo ao futuro!
***

Nenhum comentário: