7 de jul. de 2009

O Presidente responde, e a midia chia!

***

À partir de hoje, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva vai publicar a coluna O Presidente Responde em 94 jornais, de 22 Estados brasileiros. (clique aqui para ver a lista de todos os jornais)
Jornais de todos os cantos do país se inscreveram para receber a coluna, que contém respostas do Presidente a perguntas feitas por leitores.


Alguns jornalistas da imprensa corporativa, entretanto, ao invés de elogiarem a atitude do governo, criticam.
Reclamam que Lula já tem espaço suficiente, que aparece todos os dias nos jornais, que cada comentário seu repercute na mídia, blá-blá-blá ...
O objetivo do Planalto é "prestar contas". Nada mais que isso. Ao se dispor a responder perguntas relacionadas a política de governo, abre mais um canal de comunicação pública.
A assessoria de imprensa de Lula sabe que ele não pode ser refém da midia mais comprometida do planeta. Porisso abriu linhas diretas com o público, seja através de jornais impressos, seja através de programa de rádio, ou pela internet, como no caso do blog da Petrobrás.
A evolução tecnológica, que permite que se atualizem matérias em tempo real, empregada na comunicação do setor público com a sociedade, incomoda os formadores de opinião . Preferem manter o monopólio da informação; querem a exclusividade.
Mas nota-se que o governo está atento. Aparentemente, não aceitará mais ser manipulado, principalmente às vésperas da eleição presidencial.
***

Nenhum comentário: