5 de out. de 2010

O verdadeiro voto verde.

***
Leitor do Sandálias, declaradamente verde, que votou em Marina no primeiro turno, deixou comentário dizendo que é evidente que todos nós do PV militantes de São Paulo iremos votar em Dilma.

Sob a alcunha The Green, o leitor afirma, com esta declaração, que não precisa da definição do PV ou de Marina para escolher seu voto.

Ninguém precisa, na verdade, que nos digam como votar. Já temos nossa consciência que é capaz de determinar para onde queremos levar o Brasil.

No caso do Partido Verde, composto de gente definitivamente progressista, é natural que escolham a candidata Dilma Rousseff como segunda opção. Principalmente se levarem em conta o passado recente de Marina Silva, como Ministra do Meio Ambiente de Lula.

The Green reclamou do post que fiz à respeito da onda crente. Ele diz, com razão, que o eleitor de Marina não necessariamente é evangélico nem teleguiado por lideranças religiosas. Está absolutamente certo; este blogueiro sujo não soube expôr com a devida clareza seu ponto de vista.

Análise da eleição de domingo leva a crer que parcela dos votos de Marina foram obtidos mediante pedido de algumas lideranças religiosas, em grande parte, as evangélicas. O que este blog quis dizer é que o verdadeiro voto verde, daquele cidadão preocupado com o meio ambiente e com as propostas de Marina Silva, aquele que optou por um voto de consciência e, portanto, legítimo, não representa a totalidade dos votos obtidos por Marina. A prova disso está no fraco desempenho dos demais candidatos verdes, bem abaixo da média de Marina. Alguns, tão inexpressivos que foram desprezados pelo eleitor.

Por esta razão, o comando de campanha de Dilma Rousseff pretende atrair o real eleitor verde, aquele que escolheu seguindo suas convicções; aquele que, certamente, votará no PT no segundo turno.

O green, como quer o leitor, sempre foi bandeira do Partido dos Trabalhadores e, por esta razão, Marina foi filiado ao PT por quase 30 anos. Sua trajetória politica faz parte da história do PT e, nem que ela e seu partido escolham Serra, tenho absolutamente certeza que o voto da militância do PV será 13.

***

Nenhum comentário: